O atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, se tornou o jogador com o maior valor de mercado da história, avaliado em 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,2 bilhão), segundo o portal Transfermarkt, especializado em transferências no mundo do futebol. O camisa 7 do time Merengue é um dos favoritos a vencer a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo na temporada passada.
Aos 24 anos, Vinícius empata nesse ranking com o norueguês Erling Haaland, que também possui a mesma idade. O novo patamar do brasileiro ultrapassa grandes estrelas do futebol, como o seu atual companheiro, Kylian Mbappé, Lionel Messi e Neymar. O francês havia atingido o recorde de 180 milhões de euros em 2018, enquanto Messi e Neymar também foram avaliados nesse mesmo valor durante o auge de cada um.
Vinícius Júnior foi revelado pelo Flamengo e adquirido pelo Real Madrid em 2017 por 45 milhões de euros (aproximadamente R$ 164 milhões na cotação da época), transferindo-se para o clube espanhol em 2018, ao completar 18 anos. Desde então, o brasileiro conquistou 2x Liga dos Campeões, 3x Campeonato Espanhol, 2x Mundial de Clubes, 2x Supercopa da Uefa, 1x Copa do Rei, 3x Supercopa da Espanha.