Apesar dos apelos de alguns clubes e atletas para a suspensão das competições em decorrência da tragédia no Rio Grande do Sul, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu não paralisar o calendário nacional de jogos. Em um comunicado divulgado nesta terça-feira, a entidade anunciou que todas as partidas envolvendo times gaúchos, tanto como mandantes quanto como visitantes, até o dia 27 de maio, em todas as categorias do futebol brasileiro, serão adiadas. As novas datas serão determinadas posteriormente.
Essa medida afeta os jogos das quatro divisões do Campeonato Brasileiro masculino (A, B, C e D), o Brasileirão Feminino (A1, A2 e A3), a Copa do Brasil, e o Brasileirão Sub-20 masculino e feminino. A decisão foi tomada em resposta a um pedido feito pela Federação Gaúcha de Futebol na segunda-feira.
Na semana anterior, a CBF já havia suspendido os jogos dos times do estado no fim de semana, aguardando a evolução da situação das chuvas. Contudo, o quadro não tem apresentado melhoras, com o número de vítimas fatais aumentando diariamente.
Na Série A do Campeonato Brasileiro, que conta com Grêmio, Internacional e Juventude, três jogos que estavam programados para o último fim de semana foram afetados. A próxima rodada do Brasileirão está marcada para começar no próximo fim de semana, com um clássico estadual entre Internacional e Juventude na segunda-feira (13/5), e o Grêmio enfrentando o Atlético-MG no sábado.
No entanto, os compromissos da semana envolvem jogos de competições continentais, nos quais clubes gaúchos estão participando. O Grêmio enfrentaria o Huachipato, no Chile, pela Libertadores, enquanto o Internacional jogaria contra o Real Tomayapo, na Bolívia, pela Copa Sul-Americana. Ambos os jogos foram suspensos pela Conmebol.
Além disso, os estádios de Grêmio e Internacional estão completamente inundados. Atletas dos clubes e de outras modalidades têm se juntado às iniciativas de apoio às vítimas da tragédia.
Segue o comunicado oficial da CBF, expressando solidariedade à população gaúcha e anunciando o adiamento das partidas conforme solicitado pela Federação Gaúcha de Futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário