quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Espanha e Inglaterra protagonizam final inédita no Mundial feminino

 


Seja lá o que acontecer no domingo (20), em Sidney (Austrália), uma coisa já é certa: a Copa do Mundo de futebol feminino terá uma campeã inédita. Inglaterra e Espanha não apenas nunca levantaram o título, como também nunca haviam alcançado esta etapa do torneio. A presença das inglesas, por um lado, é a continuação de uma ascensão no cenário mundial, com duas semifinais nas últimas duas edições e um título europeu no ano passado. A Espanha, por sua vez, é uma surpresa ao decidir o título estando apenas em sua terceira participação em Copas.

Nas quatro primeiras edições da Copa do Mundo feminina (1991, 1995, 1999 e 2003) a seleção inglesa esteve presente apenas uma vez, em 1995. Desde 2007, no entanto, conseguiu se classificar todas as vezes. Um detalhe interessante é que sempre que disputou a competição a Inglaterra conseguiu avançar de fase: foi até as quartas em 1995, 2007 e 2011, parou na semi em 2015 e em 2019 e agora chega à decisão.

Já a Espanha estreou em Copas femininas apenas em 2015, no Canadá. Naquela ocasião caiu no mesmo grupo do Brasil e terminou em último lugar na chave, atrás também da Coreia do Sul e da Costa Rica. Em 2019, na França, conseguiu avançar às oitavas, onde parou nos Estados Unidos, que acabaram vencendo a competição.

Domínio dos EUA

A seleção dos Estados Unidos, além de ser a maior vencedora da história da Copa do Mundo, com quatro títulos (1991, 1999, 2015 e 2019), é também a que chegou a mais finais: foram cinco, contando com a derrota para o Japão em 2011.

Na sequência, a Alemanha, vencedora em 2003 e em 2007, tem três participações em finais, já que perdeu a decisão de 1995 para a Noruega.

Empatadas com duas decisões cada estão Noruega e Japão. As duas seleções têm um título e um vice-campeonato cada.

China, Suécia, Brasil e Holanda estiveram na final uma vez cada, sempre saindo derrotadas.


Destaque no Vitória, Lucas Arcanjo exalta boa fase e sonho do acesso à Série A: "Meta minha"

 


Dono de defesas providenciais, Lucas Arcanjo é um dos destaques do Vitória nesta Série B. O melhor momento no Rubro-Negro é validado com os desempenhos do goleiro em campo. Por exemplo, os três pontos garantidos na última partida, contra o Ceará, estão na conta dele, que fez intervenções salvadoras para segurar o 1 x 0, com gol de Léo Gamalho.

Cria do Vitória, Arcanjo está no clube há nove anos e, no mês passado, renovou seu vínculo até 2026. Com a meta de fazer história, ele falou sobre o sonho de conquistar o acesso à Série A e vestir a camisa rubro-negra na elite do futebol brasileiro pela primeira vez. 

"Meu sonho, quando subi ao profissional, a gente estava na Série B, era subir para a Série A jogando. Meta minha, e como falei, fui da base, por todo amor ao clube, também é uma meta minha subir para a Série A e ser campeão", disse em entrevista coletiva na terça-feira (15).

Com 113 jogos pelo Leão, o goleiro, de 25 anos, atribuiu ao trabalho constante a evolução, desde a base no Rubro-Negro, para superar os altos e baixos. Agora, ele mantém regularidade e titularidade absoluta nesta Segundona. "Se você se dedicar, mesmo em pequenas coisas, faz a diferença no campo. Sempre trabalhando, você sabe que uma hora vai dar certo." Nesta Série B, Arcanjo fez mais de 50 defesas e, de quebra, tem duas assistências na conta.

Questionado sobre os próximos confrontos do Vitória no campeonato, o arqueiro destacou que "todo jogo, daqui para frente, será difícil". No entanto, segundo ele, "quem vier jogar no Barradão vai encontrar um ambiente caótico". 

Às 19h desta sexta-feira (18), o Vitória recebe o Botafogo-SP para se manter no G-4 e, a depender do Sport, voltar à liderança. Léo Condé, porém, será desafiado: entre suspensos e lesionados, o Rubro-Negro deve ter dez desfalques para a partida.   

Sobre o assunto, Lucas Arcanjo disse que time e comissão técnica estão tranquilos. "Não rola preocupação nenhuma, temos um elenco bem preparado e quem for entrar no lugar dos desfalques vai dar conta do recado."


terça-feira, 15 de agosto de 2023

Al-Hilal anuncia a contratação de Neymar

 



O Al-Hilal, da Arábia Saudita, anunciou, nesta terça-feira (15), a contratação do atacante brasileiro Neymar. O anúncio foi feito por meio de um vídeo nas redes sociais do clube. A apresentação oficial deve acontecer nesta quarta-feira (16).

“Estou aqui na Arábia Saudita, sou HILALI”, diz o post que comunicou a vinda do atacante. No vídeo divulgado, o jogador transita como um raio pela cidade e encerra a animação aparecendo com a camisa de seu novo time.

Após seis temporadas, o atleta deixou o Paris Saint-Germain e fechou por duas temporadas com o clube saudita. Neste período, Neymar receberá um dos maiores salários do futebol, de 80 milhões de euros por ano (430 milhões), o que representa R$ 1 milhão por dia ou R$ 60 mil a cada hora.


domingo, 13 de agosto de 2023

Vitória segura pressão em casa, derrota o Ceará e retoma vice-liderança da Série B

 


O Vitória fez valer a ótima campanha como mandante na Série B ao vencer a quinta partida seguida em casa. Na noite deste domingo (13), o Rubro-Negro se segurou diante do volume de jogo do Ceará e retomou a vice-liderança na 23ª rodada do campeonato.

Léo Gamalho que marcou - de pênalti - o único gol da partida no começo do primeiro tempo e Lucas Arcanjo - dono de defesas providenciais - foram os nomes no Barradão. O jogo foi dramático até o fim, quando o Leão ainda perdeu dois jogadores por expulsão.

Com o resultado positivo, o time comandado por Léo Condé chegou aos 44 pontos na tabela, atrás do Sport, que lidera com um a mais. 

A 24ª rodada do campeonato chega para o Vitória na próxima sexta-feira (18). Desta vez, o Leão recebe o Botafogo-SP, às 19h, no Barradão.


Bahia mantém jejum como visitante, perde para o Atlético-MG e pode fechar 1º turno no Z-4

 


Dez jogos, oito pelo Brasileirão, é o número do jejum do Bahia como visitante. No Estádio do Mineirão, o Tricolor levou um balde de água fria, foi batido pelo Atlético-MG e pode fechar o primeiro turno da Série A na zona de rebaixamento. Depois de um bom primeiro tempo, com superioridade ofensiva, o Esquadrão viu Paulinho aproveitar a primeira oportunidade na volta do intervalo e marcar o único gol para o Galo na partida deste domingo (13).

Com a derrota fora de casa, o Tricolor estacionou nos 18 pontos e permaneceu - pelo menos por enquanto - na 16ª colocação. Para não terminar a 19ª rodada no Z-4, o time baiano precisará secar o Santos, que visita o Fortaleza às 18h30. 

O Bahia abre o returno contra o Bragantino no próximo domingo (20). As equipes entram em campo às 16h, na Arena Fonte Nova, pela 20ª rodada da competição.