CATEGORIA

sábado, 1 de julho de 2023

Bahia abre “trinca tricolor” com derrota para o Grêmio e vê ameaça do Z-4

 


A “trinca tricolor” começou com o pé esquerdo dos baianos contra os gaúchos. Pela 13ª rodada da Série A, o Bahia foi batido pelo Grêmio, por 2 x 1, na noite deste sábado (1º). O confronto abriu a sequência de três jogos entre as equipes em 12 dias. 

Diante de mais de 30 mil torcedores na Arena Fonte Nova, Cristaldo abriu o placar para os sulistas e Kayky empatou ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos, Gustavo Martins fez para garantir os três pontos do visitante e colocar o Esquadrão na mira da zona de rebaixamento. Com o resultado negativo, o Bahia estacionou nos 12 pontos e aparece na 15ª colocação. 

O próximo compromisso entre as equipes é pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O confronto está marcado para as 21h desta terça-feira (4). Pela Série A, o Esquadrão volta a jogar no próximo sábado (8), às 16h, quando enfrenta o Cuiabá, na Arena Pantanal, em partida da 14ª rodada. 


sexta-feira, 30 de junho de 2023

Contrato assinado! Rodrigo Andrade renova com o Vitória até o fim do ano

 


O volante Rodrigo Andrade é do Vitória até o fim de 2023. Segundo informou a diretoria rubro-negra ao Bahia Notícias, a renovação de contrato foi assinada nesta quinta-feira (29). Agora, só falta o vínculo ser publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

O acordo entre as partes já era esperado para acontecer nesta quintaAtualmente com 26 anos, Andrade vem sendo um dos destaques do Leão na Série B. O antigo contrato dele se encerrava no dia 31 de julho.

 

Desde que voltou de empréstimo do Guarani, o volante disputou 26 partidas com a camisa do Vitória e marcou três gols.

 

Com 28 pontos, o Leão ocupa, neste momento, a terceira colocação da Série B. A equipe voltará a campo no próximo domingo (2), para enfrentar o Juventude, no Alfredo Jaconi, às 15h30, pela 15ª rodada. Rodrigo Andrade está suspenso dessa partida porque levou o terceiro cartão amarelo diante do Sampaio Corrêa.


quinta-feira, 29 de junho de 2023

Com novo formato celebrando os 200 anos da Independência da Bahia, Copa 2 de Julho é lançada no estádio de Pituaçu

 


Com novo formato que reuniu 235 times, a Copa 2 de Julho foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (29), que chega a sua 13ª edição. O evento aconteceu nas dependências do estádio de Pituaçu, em Salvador. A bola vai rolar para a fase final da competição sub-15 a partir do próximo domingo (2), data de celebração da Independência da Bahia que chega ao bicentenário. A grande final acontece no dia 13 deste mês.

 

O evento de lançamento contou com as presenças de Davidson Magalhães, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, de Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), de Manfredo Lessa, vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), e do ex-jogador Branco, coordenador da base da Seleção Brasileira, representando a CBF. Dirigentes e representantes dos clubes participantes também estiveram no local.

 

"No domingo vamos ter uma grande manifestação cívica na Bahia, os 200 anos da Independência do Brasil se constituiu na Bahia, porque não basta dar o grito, tem que tirar a turma que ocupava o Brasil e isso ocorreu aqui na Bahia. A realização da Copa 2 de Julho, exatamente nos 200 anos da Independência da Bahia, com essa dimensão foi exatamente pensada. Conversamos com o governador Jerônimo Rodrigues que se são os 200 anos da independência, temos que fazer uma coisa com essa dimensão", discursou Davidson.

 

Com a celebração do bicentenário da Independência, a Copa 2 de Julho 2023 ganhou uma formato maior incluindo a participação de mais de 200 times, desde a fase regional, realizada em maio deste ano, recebendo um investimento de cerca de R$ 1,8 milhão, entre recursos dos governos federal e estadual. Outro atrativo é a participação da seleção brasileira sub-15 no certame. Além do boliviano Bolívar e outros grandes clubes do futebol brasileiro como Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG. Da primeira divisão do futebol baiano estarão na disputa a dupla Bahia e Vitória, o atual vice-campeão baiano, Jacuipense, e a Juazeirense. A estreia desta edição fica por conta da mascote Quiterinha.

A etapa inicial foi uma seletiva entre as equipes do interior, que classificou 13 delas: Ds Academy (Vitória da Conquista); Seleção de Castro Alves (Castro Alves); Seleção de Xique-Xique (Irecê); Itabuna (Ilhéus); Santa Rita (Barreiras); Seleção de Eunápolis (Porto Seguro); Seleção Meninos Felizes (Jacobina); Seleção de Dom Basílio (Caetité); Seleção de Ruy Barbosa (Ruy Barbosa); Seleção de Paulo Afonso (Ribeira do Pombal); Seleção de Barra (Ibotirama); Academia Zuarte (Riachão do Jacuípe); Seleção de Santo Sé (Filadélfia).

 

A fase final conta com 40 equipes divididas em oito grupos de cinco integrantes. Os jogos acontecerão na Região Metropolitana de Salvador, do Recôncavo Baiano e de Feira de Santana.

Confira os grupos:

 

Grupo A – Estádio de Pituaçu, Salvador
Seleção Brasileira
Bolívar (Bolívia)
Fortaleza (Ceará)
Academia Zuarte (Riachão do Jacuípe)
Seleção de Sento Sé

 

Grupo B – Centro de Treinamento da Praia do Forte, Mata de São João
Flamengo (Rio de Janeiro)
Seleção de Mata de São João
Juazeirense (BA)
Itabuna
Escolinha Meninos Felizes (Jacobina) 

 

Grupo C – Estádio Municipal de Lauro de Freitas
Palmeiras (São Paulo)
SSA (Salvador)
Seleção de Lauro de Freitas
Castro Alves
Santa Rita de Cássia 

 

Grupo D – Wet´n Wild, Salvador
Jacuipense (Riachão do Jacuípe)
Seleção Sergipana
Camaçariense (BA)
Paulo Afonso
DS Academy (Vitória da Conquista)

 

Grupo E – Centro de Treinamento do Vitória ou Simões Filho
Vitória (Salvador)
Botafogo (Rio de Janeiro)
UNIRB (Alagoinhas)
Leônico (Salvador)
Dom Basílio 

 

Grupo F – Feira de Santana
Astro (Feira de Santana)
FSA (Feira de Santana)
JW 7 (Salvador)
Real Recôncavo (Maragogipe)
Xique-Xique

 

Grupo G – Estádio Municipal de Cachoeira
ABC (Rio Grande do Norte)
Seleção de Cachoeira
CRB (Alagoas)
Seleção da Barra
Ruy Barbosa 

 

Grupo H – Centro de Treinamento do Bahia, Dias D’Ávila:
Bahia (Salvador)
Atlético-MG
Maranhão
Estrela de Março (Salvador)
Eunápolis






Ônibus do Leônico quebra e Jequié vence jogo por W.O. pela Série B do Baiano

 


O Jequié assumiu a liderança da Série B do Campeonato Baiano na noite desta quarta-feira (28) sem precisar jogar. De acordo com o Blog Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, o Jipão venceu o Leônico por W.O., no Estádio Waldomiro Borges, pela sétima rodada. O time visitante não conseguiu estar dentro de campo no horário determinado, às 20h, e o árbitro Emerson Souza Silva, da CBF, decretou a vitória dos donos da casa pelo placar de 3 a 0.

 

Ainda segundo o Blog Marcos Frahm, a comissão do Leônico informou que o ônibus quebrou na estrada e atrasou a viagem em uma hora. Mesmo atrasados, os jogadores do Moleque Travesso chegaram a entrar no campo, mas após o árbitro já ter encerrado a partida.

 

O Jequié assumiu o topo da tabela ao somar 14 pontos, mesma pontuação do Grapiúna, que venceu o Colo-Colo por 2 a 0, fora de casa, por ter melhor saldo de gols. Ainda sem pontuar, o Leônico segue na lanterna. Na penúltima rodada, o Jipão recebe o Juazeiro, no domingo (2), às 15h, novamente no Waldomirão. No mesmo dia e horário, o Moleque Travesso recebe o Jacobina, em Pituaçu.


Vitória volta a vencer na Série B, bate o Sampaio Corrêa de virada e respira no G-4

 


O Vitória reencontrou o caminho dos gols e superou o Sampaio Corrêa, de virada, na noite desta quarta-feira (28). Com o placar de 2 x 1, o Rubro-Negro garantiu a permanência no G-4 após a partida da 14ª rodada da Série B. Ytalo abriu a contagem para o visitante no primeiro tempo, mas Wagner Leonardo e Welder marcaram na etapa final para garantir os três pontos do Leão no Barradão.

Depois de duas derrotas consecutivas, o Vitória voltou a vencer no reencontro de Léo Condé com a Bolívia Querida, seu antigo clube. Fazendo valer a "lei do ex" - dos técnicos -, a equipe rubro-negra foi a 28 pontos e assumiu a terceira posição na tabela.  

A Segundona continua e o Vitória volta a entrar em campo contra o Juventude, às 15h30 do próximo domingo (2). A partida, válida pela 15ª rodada da competição, será no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).


Fifa confirma Mundial de Clubes de 2023 em dezembro na Arábia Saudita



A Fifa confirmou que a Arábia Saudita sediará o Mundial de Clubes, que será realizado final do ano. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26).
 

O QUE ACONTECEU
 

A Fifa e a Federação Saudita de Futebol definiram que a cidade de Jeddah receberá todos os jogos do Mundial de Clubes de 2023.
 

A decisão foi tomada após uma delegação enviada pela Fifa visitar a cidade e checar os preparativos para a realização do torneio.
 

O campeonato será realizado entre os dias 12 e 22 de dezembro e contará com a participação de sete equipes.
 

Esta será a primeira vez que a Arábia Saudita receberá o Mundial de Clubes. Marrocos, Japão e Emirados Árabes receberam o torneio recentemente.
 

"Estamos muito satisfeitos que Jeddah, com suas instalações de última geração e reputação de sediar grandes eventos esportivos internacionais, tenha sido escolhida como cidade anfitriã do FIFA Club Copa do Mundo O esporte é um dos principais impulsionadores da transformação contínua da Arábia Saudita", afirmou Yasser Al Misehal, presidente da Federação Saudita de Futebol.
 

MUNDIAL NO FORMATO TRADICIONAL
 

O Mundial de Clubes de 2023 ainda será disputado no seu formato tradicional, contando com a participação dos campeões de cada continente e com o atual campeão do país onde ele será realizado.
 

O novo formato, com 32 clubes, passará a ser disputado a partir de 2025. A primeira edição ocorrerá nos Estados Unidos.
 

Seis equipes já estão garantidas na edição de 2023: Manchester City (Europa), León (América Central, do Norte e Caribe), Al-Ittihad (campeão saudita), Urawa Red Diamonds (Ásia), Auckland City (Oceania) e Al Ahly (África).
 

A única vaga restante será preenchida pelo campeão da Libertadores, que representará a América do Sul.


quarta-feira, 28 de junho de 2023

De olho em permanência no G-4, Vitória enfrenta o Sampaio Corrêa nesta quarta

 


Depois de 12 rodadas alternando entre as duas primeiras posições na Série B, o Vitória saiu do último confronto, contra o Guarani, com a permanência no G-4 ameaçada. Para tentar retomar o bom desempenho e a ponta da tabela, o Leão recebe o Sampaio Corrêa no Barradão. A partida, válida pela 14ª rodada da competição, será às 21h30 desta quarta-feira (28).

A equipe finalizou a preparação para o confronto na tarde de terça (27). No onze inicial, o técnico Léo Condé terá novamente a dupla de zaga titular com o retorno de Camutanga. O defensor, que cumpriu suspensão por cartão amarelo no jogo anterior, poderá atuar ao lado de Wagner Leonardo. 

O Rubro-Negro está na 4ª colocação, com 25 pontos - a pontuação é a mesma do Mirassol, primeiro time fora do G-4; a diferença está no saldo de gols: 12 x 4. Já o adversário Sampaio Corrêa tem 16 pontos e ocupa o 12º lugar.


terça-feira, 27 de junho de 2023

Pia Sundhage divulga lista de convocadas para a Copa do Mundo 2023; confira

 


A convocação da Seleção Brasileira de Futebol Feminino para a Copa do Mundo foi feita pela técnica Pia Sundhage nesta terça-feira (27), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), situada no Rio de Janeiro. O jogo de estreia do Brasil está previsto para ocorrer no dia 24 de julho, contra o Panamá.

Em entrevista coletiva, Pia agradeceu a todas as jogadoras que participaram do teste, mesmo aquelas que não foram chamadas para compor a equipe que representará o Brasil na Austrália e Nova Zelândia, países sede do mundial.

“Gostaria de aproveitar a oportunidade de agradecer a todas as jogadoras. Testamos 90 jogadoras e sou muito animada, pois quase metade do time nunca foi para a Copa do Mundo. Temos muitos sonhos entre as mais novas, e as mais experientes ajudam a equipe. Isso é muito especial”, disse a técnica.

Confira lista de convocadas:

  • Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Luciana (Ferroviária) e Camila Rodrigues (Santos)
  • Laterais: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC) e Tamires (Corinthians);
  • Zagueiras: Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF) e Rafaelle (Arsenal);
  • Meio-campistas: Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Duda Sampaio (Corinthians), Andressa Alves (Roma), Luana (Corinthians), Ana Vitória (Benfica);
  • Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Geyse (Barcelona), Kerolin (North Carolina Courage), Nicole (Benfica), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).


Fonte Nova inicia retirada de cadeiras do setor Norte do estádio

 


A Fonte Nova iniciou a retirada de parte das cadeiras do setor Norte do estádio, região em que fica localizada a torcida Bamor, principal organizada do Bahia.

Durante o duelo contra o Grêmio, neste sábado (1º), às 18h30, pelo Brasileirão, parte do setor já estará sem as cadeiras. Em nota, a Fonte Nova informou que a retirada vai acontecer de forma gradual.

"A Arena Fonte Nova informa que, para o jogo deste sábado (1º), entre Bahia e Grêmio, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi realizada a retirada parcial das cadeiras do setor Norte inferior, em atendimento a uma demanda da torcida. Foram removidos 1059 assentos, localizados no bloco central (116). Para conforto e segurança dos torcedores, o local terá numeração indicativa de assentos e serão instaladas barras de proteção. Essa modificação não comprometerá o projeto de rota de fuga, assim como manterá a capacidade de público existente", informou o estádio, por meio de nota.

Ainda segundo o consórcio, ao todo 2.583 assentos serão retirados das arquibancadas. A remoção das cadeiras é um pleito antigo de parte da torcida do Bahia. O Tricolor também fez campanha para a mudança por causa dos custos de manutenção durante os jogos.


domingo, 25 de junho de 2023

Após duas semanas de preparação, Vitória visita o Guarani de olho em "folga" no G-4

 


Após duas semanas de preparação, proporcionadas pela pausa para a Data Fifa, o Vitória volta a campo neste domingo (25), para enfrentar o Guarani, às 18h, no estádio Brinco de Ouro, em jogo válido pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida tem contornos decisivos porque, com 25 pontos conquistados, o Leão está mais próximo de sair do G-4 do que de alcançar a liderança.

 

Com os resultados da rodada, o Rubro-Negro caiu da vice-liderança para a quarta colocação e agora busca uma "folga" na zona de acesso. A equipe está com apenas um ponto a mais que o Criciúma (5º) e, a depender do resultado do jogo entre Mirassol (6º) e Ceará, pode entrar em campo com a mesma pontuação da equipe paulista. 

 

Em seis jogos fora de casa, cenário deste domingo, o Vitória conquistou 13 pontos, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Um aproveitamento de 72,2%, o melhor da Série B. No Barradão, são quatro vitórias e duas derrotas, que lhe garantem 66,6% dos pontos conquistados - 12 no total. 

 

Para essa partida contra o Guarani, o técnico Léo Condé não terá à disposição o zagueiro Camutanga, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. João Victor deve ser o substituto. O lateral-direito Railan, com uma lesão na coxa, e o centroavante Léo Gamalho, recuperando o ritmo após uma cirurgia para o tratamento de um câncer de pele, também não viajaram para Campinas.

 

Por outro lado, o comandante tem a volta do atacante Welder, recuperado de lesão na coxa. Ele deve ficar no banco de reservas, já que Santiago Tréllez é o provável titular da posição.

 

Jejum incômodo e técnico novo

O Guarani deseja uma recuperação rápida na competição. Depois de um bom início, o Bugre não vence há seis jogos e vem em queda livre na tabela de classificação. A última vitória da equipe foi contra o Sampaio Corrêa, por 2 a 0, pela sexta rodada da Série B. Desde então, são quatro empates e duas derrotas. 

 

A sequência ruim culminou na demissão do técnico Bruno Pivetti e na contratação de Umberto Louzer, que fará sua estreia pelo Guarani contra o Vitória. 

 

E logo de cara o comandante já vai ter que fazer uma mudança na zaga. Lucão, suspenso, deve dar lugar a Walber, que chegou recentemente e fez sua primeira partida na última rodada, contra o Vila Nova. Por outro lado, o ex-Vitória Alan Santos está de volta depois de cumprir suspensão. 

 

A última vitória do Bugre sobre o Leão foi na Série B de 2019, por 1 a 0, no Barradão. São duas vitórias do Rubro-Negro e dois empates desde aquela partida. No Brinco de Ouro, o histórico entre os clubes é equilibrado: quatro triunfos para cada lado e oito empates.

 

FICHA TÉCNICA
Guarani x Vitória
Série B - 13ª rodada
Local: Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
Data: 25/06/2023 (domingo)
Horário: 18h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ-Fifa)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Lilian da Silva Fernandes Bruno (ambos do RJ)
Quarto árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Pendurados no Vitória: Wagner Leonardo, Marco Antônio, Diego Fumaça e Rodrigo Andrade

 

Guarani: Pegorari; Diogo Mateus, Walber,Alan Santos e Mayk; Matheus Barbosa, Matheus Bueno, Bruno José e Isaque; Bruninho e Derek. Técnico: Umberto Louzer.

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, João Victor, Wagner Leonardo e Marcelo; Marco Antônio, Rodrigo Andrade e Giovanni Augusto (Zé Hugo); Osvaldo, Tréllez e Wellington Nem. Técnico: Léo Condé.