CATEGORIA

sábado, 24 de junho de 2023

Com um a mais, Bahia leva virada do Fluminense e frustra sequência positiva na Série A

 

O Bahia entrou em campo motivado para emplacar uma sequência positiva, mas foi frustrado pelo Fluminense neste sábado (24). O clima de São João não ajudou o Tricolor baiano, que perdeu por 2 x 1 em um confronto movimentado. Vinicius Mingotti abriu o placar, mas Lelê e Pirani fizeram para sacramentar a virada dos cariocas no Maracanã, pela 12ª rodada da competição.

Pressionado pelo Fluminense, o Bahia conseguiu marcar primeiro ancorado no famoso “quem não faz, leva”. Ainda na etapa inicial, o Tricolor baiano ficou com um a mais após expulsão do jogador adversário, mas tomou dois gols em seis minutos na volta do intervalo. Com o resultado negativo, o Esquadrão permanece nos 12 pontos e aparece em 14º lugar na tabela. 

O Bahia volta a jogar na Série A às 18h30 do próximo sábado (1º). O confronto é contra o Grêmio, na Arena Fonte Nova, pela 13ª rodada da competição.

O JOGO

Primeiro tempo

Primeiro tempo movimentadíssimo. O início da partida foi marcado por um domínio absoluto do Fluminense, que quase marcou em ótimas chances aos minutos um, quatro e nove. Até os 20, os cariocas impunham seu ritmo com muito volume de jogo e o Bahia demonstrava fragilidade defensiva. O destaque do Esquadrão foi o goleiro Danilo Fernandes, que voltou a jogar após dez meses, e fez sete defesas importantes até ser substituído aos 35. Não fosse o arqueiro tricolor, o Fluminense teria aberto um placar elástico. Mas com futebol não se brinca: o Bahia abriu o placar em um contra-ataque fatal. A etapa ainda teve a expulsão do zagueiro Nino, do Fluminense, que deu mais controle do jogo ao visitante na reta final.

No primeiro minuto, o Fluminense chegou com perigo em uma bobeira na saída de bola com Danilo Fernandes. Lelê chutou, mas o goleiro tricolor ficou com a bola. 

Aos quatro, mais um lance perigoso. Keno cruzou na área e Lelê, sozinho, cabeceou em cima do arqueiro do Bahia.

Cinco minutos depois, Pirani invadiu a área e, após bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Marcelo, que pegou na veia. Danilo fez boa defesa e Kayky apareceu para salvar em cima da linha. Aos 15, Pirani achou espaço, limpou e chutou forte por cima do gol tricolor.

No primeiro bom ataque do Bahia, aos 20, Cauly tocou para Thaciano, que cruzou para Cicinho. O lateral matou no peito e chutou por cima da meta de Fábio.

Aos 24, mais um ataque do Fluminense para mais uma ótima defesa de Danilo Fernandes. Pirani recebeu dentro da área e chutou forte. O goleiro do Bahia espalmou. Dois minutos depois, Keno soltou uma bomba de fora da área. O arqueiro tricolor tirou mais uma.

Aos 27, Kayky avançou pela esquerda e cruzou na medida para Vinicius Mingotti abrir o placar para o Tricolor em um contra-ataque mortal.

Nino foi expulso após entrada forte em Mingotti aos 35. O árbitro de campo deu amarelo, mas o VAR chamou para revisão. Após a análise, o juiz mudou a cor do cartão para vermelho.

Segundo tempo

A etapa final começou tão movimentada quanto o primeiro tempo. O Fluminense voltou apertando a saída de bola do Bahia, que veio do intervalo disperso. A superioridade númerica não impediu que o Esquadrão levasse dois gols em dois minutos para a virada do Tricolor do Rio. Após os 10, o Bahia trocava passes na defesa e tentava furar a marcação do Fluminense, sem muito sucesso. As jogadas mais perigosas de ataque, na verdade, vinham dos pés dos cariocas. A partir dos 25, o Bahia voltou a pressionar, mas não conseguiu chances claras de gol. Já nos acréscimos, o Esquadrão conseguiu fazer boas finalizaçãos, que pararam nas mãos de Fábio. O árbitro apitou aos 52 para garantir a vitória do Fluminense.

Aos três minutos, Cicinho tirou mal de dentro da área, a bola espirrou e sobrou para Lelê, que cabeceou para empatar o marcador.  

Três minutos depois, virada do Fluminense. Pirani apareceu sozinho na área e bateu no cantinho para ampliar. A arbitragem chegou a marcar impedimento, mas o VAR apontou posição legal do camisa 20.

Aos 26, Keno recebeu, girou e bateu forte para o gol. A bola foi para fora.

Lelê recebeu sozinho aos 32, invadiu a área e chutou para boa defesa de Mateus Claus. Pirani pegou a sobra, mas a bola foi no travessão.

Aos 38, Daniel deu ótimo passe para Chávez, que infiltrou e chutou forte dentro da área, para defesa do goleiro do Fluminense.

Três minutos depois, Cauly finalizou, a bola desviou em Vinicius Mingotti e saiu pela linha de fundo, beliscando a trave.

Aos 47, após bate-rebate na área do Fluminense, a bola sobrou para Mingotti, que chutou forte para uma bela defesa de Fábio.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 2 x 1 Bahia
Série A - 12ª rodada
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24/06/2023 (sábado)
Horário: 18h30
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA-DF)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
Quarto árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
VAR: Wagner Reway (FIFA-PB)

Gols: Lelê, Gabriel Pirani (Fluminense) / Vinicius Mingotti (Bahia)
Cartões amarelos: Samuel Xavier (Fluminense) 
Cartão vermelho: Nino (Fluminense)

Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino ©, David Braz e Marcelo (Felipe Andrade); Martinelli, Lima e Gabriel Pirani (Guga); Jhon Arias, Keno (Ganso) e Lelê (Cano). Técnico: Eduardo Barros

Bahia: Danilo Fernandes (Mateus Claus), Cicinho (André), Kanu ©, Vitor Hugo e Chávez; Rezende (Daniel), Acevedo, Thaciano, Cauly e Kayky (Arthur Sales); Vinícius Mingotti. Técnico: Renato Paiva


quinta-feira, 22 de junho de 2023

Presidente da Conmebol divulga datas da Copa América 2024

 


O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez, divulgou que a Copa América será iniciada daqui a um ano, no dia 20 de junho de 2024. A informação foi anunciada através das redes sociais do dirigente, nesta terça-feira (20). 

O evento, que funciona como um teste para a Copa do Mundo de 2026, tem a final do torneio prevista para acontecer dia 14 de julho, nos Estados Unidos, um dos países sede do Mundial, assim como México e Canadá.

Atualmente, a Argentina permanece como líder do torneio, com quinze conquistas, assim como o Uruguai. Já o Brasil, que em outras edições conquistou o título nove vezes, ocupa o posto de vice-campeão.


quarta-feira, 21 de junho de 2023

Após "fase da negação", presidente do Sport admite acerto de Juba com o Bahia

 


Depois de várias negativas à imprensa de Pernambuco, o presidente do Sport, Yuri Romão, enfim deu o braço a torcer. Em entrevista ao podcast "Cast FC", o mandatário do Leão admitiu que o atacante Luciano Juba está a caminho do Bahia ao fim do seu contrato, em setembro. Ele também indicou a tentativa de manter o atleta de 23 anos até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro.

 

"Sou pragmático, não é fácil. Nunca houve (ofertas de outros clubes). Só teve um clube lá atrás e depois o Bahia. A ideia é mantê-lo até o final do ano. Tem contrato até o final de agosto, quando a janela estará fechada. Então a possibilidade de ele não jogar mais esse no Brasil é enorme. A ideia é que ele permaneça e depois se apresente ao Bahia", disse.

 

Com um "não" na ponta da língua e veemente em outras oportunidades, Romão aparentemente mudou o tom e agora espera sensibilidade do Bahia e dos empresários do atleta. Não é para menos, já que Juba vem se destacando na Segunda Divisão.

 

"Eu acho que, quem sabe, a própria equipe baiana, os empresários, se sensibilizem e fechem esse acordo com a gente", indicou.

 

"Eu não perco a esperança de poder encontrar uma solução financeira para que ele fique. É um atleta importante dentro do elenco, um baita profissional. O Juba é uma figura que todo mundo gosta, eu gosto do garoto Juba. Enquanto houver esperança... a gente tá na luta", completou.

 

Mesmo com o pré-contrato, o Bahia ainda pensa em antecipar a chegada do jogador em julho, quando a janela de contratações se reabre. O Tricolor ofereceu 500 mil dólares ao Leão, que rebateu a oferta com o pedido de 1,2 milhão de dólares.


Em duelo desafiador, Bahia enfrenta o Palmeiras pela Série A nesta quarta

 


O Bahia recebe o Palmeiras às 21h30 desta quarta-feira (21), na Arena Fonte Nova, pela 11ª rodada da Série A. E a missão não será fácil: em um jejum de oito jogos sem comemorar um triunfo - seis pelo Brasileirão -, o Tricolor terá o desafio de levar os três pontos em cima do único invicto e dono do melhor ataque da competição.

Para a partida, o técnico Renato Paiva aproveitou 10 dias de preparação - pausa devido à Data Fifa. Inclusive, o treinador poderá contar com Chávez, que treinou normalmente com o elenco após se recuperar de lesão. No entanto, Biel, Jacaré, Ademir, Yago Felipe, Matheus Bahia e Raul Gustavo seguem no departamento médico. 

Na 15ª posição, o Bahia precisa vencer para garantir que não entrará na zona de rebaixamento no fim da rodada. O Esquadrão soma nove pontos - um a mais que o Goiás, time que abre o Z-4. Na outra extremidade da tabela, o Palmeiras começa a rodada na vice-liderança com 22 pontos, dois atrás do Botafogo.  


terça-feira, 20 de junho de 2023

Em amistoso, Brasil leva goleada e é derrotado pelo Senegal por 4 a 2

 


Em amistoso contra o Senegal, iniciado às 16h desta terça-feira (20), a seleção brasileira foi duramente derrotada por 4 a 2 pela equipe adversária. A partida ocorreu no estádio José Alvalade, situado na cidade de Lisboa, em Portugal.

Aos 10 minutos do primeiro tempo, o Brasil dominava o campo e, com cruzamento de Vini Jr., Paquetá abriu o placar do jogo com toque de cabeça. Pouco tempo depois o Senegal começou a se recuperar e o atacante da equipe, Habbib Diallo, marcou seu primeiro gol.

O segundo tempo foi iniciado com pontuação de outro brasileiro, o zagueiro Marquinhos, que marcou um gol contra. Com isso, Senegal desempatou o placar e assumiu a liderança da partida. 

Marquinhos se redimiu e fez outro gol, desta vez na trave certa, em cobrança de escanteio. Mas no final das contas o placar estagnou para o Brasil e o atacante senaglês, Mané, marcou mais dois pontos e levou seu time à vitória. 


NBA suspende Ja Morant por 25 jogos após jogador aparecer em live com arma de fogo

 


A NBA suspendeu o armador Ja Morant, do Memphis Grizzlies, por 25 jogos sem direito a remuneração, depois apurar que o jogador exibiu "intencionalmente e com destaque" uma arma de fogo em um vídeo transmitido ao vivo em 13 de maio.

 

"A decisão de Ja Morant de mais uma vez empunhar uma arma de fogo nas redes sociais é alarmante e desconcertante, dada sua conduta semelhante em março, pela qual ele já foi suspenso por oito jogos. Para Ja, o basquete precisa ficar em segundo plano neste momento. Antes de voltar a jogar, ele terá de formular e cumprir um programa com a liga que aborde diretamente as circunstâncias que o levaram a repetir esse comportamento destrutivo", explicou o comissário da NBA, Adam Silver, em um comunicado.

 

A suspensão entrou em vigor imediatamente e permanecerá até os primeiros 25 jogos da temporada regular da NBA 2023/2024.


segunda-feira, 19 de junho de 2023

Carlo Ancelotti vai assumir seleção brasileira em janeiro ou junho de 2024, diz Luís Roberto

 


Durante a transmissão da partida entre Brasil x Guiné, ontem (17), o narrador da TV Globo, Luís Roberto, divulgou a informação que a CBF dá como certa a contratação do técnico Carlo Ancelotti. Segundo o jornalista, o presidente Ednaldo Rodrigues projeta o anúncio para o próximo dia 30. 

 

Com contrato com o Real Madrid até junho do próximo ano, Ancelotti assumiria em janeiro ou junho de 2024. No anúncio do acordo com o novo técnico, o presidente da CBF vai dizer como será a transição, inclusive com os locais dos jogos das eliminatórias.

 

"A CBF, segundo uma fonte de dentro da confederação, dá como certa a contratação do Ancelotti, que tem contrato com o Real até o meio do ano que vem. Então existe todo um cuidado na condução desse processo. Será o Ancelotti, segundo a CBF. Seja assumindo daqui seis meses, na janela de fim de ano, ou no meio do ano que vem. Há oito jogos marcados até o meio do ano que vem. Dia 30 o presidente da CBF vai trazer um pronunciamento pra dizer como será essa transição. Inclusive com os locais dos jogos das eliminatórias. É uma informação muito importante. A CBF dá como certa a contratação de Carlo Ancelotti para ser o seu técnico", disse Luís Roberto. 

 

Desde a saída de Tite, ao fim da Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira está sendo treinada interinamente por Ramon Menezes. Caso Ancelotti só se apresente em junho de 2024, a Seleção fará mais oito jogos com um treinador interino. Dessas oito partidas, seis são pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Os outros dois compromissos são amistosos na data Fifa de março de 2024.

 

O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (20), contra Senegal, em partida que será realizada em Lisboa, Portugal. Após essa partida, a Seleção estreia pelas Eliminatórias no dia 4 de setembro, contra a Bolívia. 


domingo, 18 de junho de 2023

Ibra se despede do futebol e diz que espera 'ter deixado novos Zlatans'

 


Zlatan Ibrahimovic publicou uma mensagem de despedida dos gramados em suas redes sociais.
 

O agora ex-atacante Ibrahimovic relembrou de toda sua trajetória no futebol e fez agradecimentos aos clubes em que atuou, através de um post no seu Instagram.
 

Aos 41 anos, o sueco diz que espera ter deixado um legado no esporte e que tenha formado "novos Zlatans". Seu último clube foi o Milan, da Itália.
 

Ibra também mencionou seu antigo empresário, hoje falecido, Mino Raiola. O ex-jogador foi agenciado pelo dirigente italiano em quase toda a sua carreira.

 

Veja a mensagem de Ibrahimovic na íntegra:
 

"Começou com um sonho. Um sonho que se tornou possível o impossível.
 

Eu nasci em Malmo. Cresci em Amsterdã. Me tornei mais sábio em Turim. Virei um leão em Barcelona. Fui criado em Milão e ganhei novas perspectivas em Paris. Ganhei ritmo em Manchester e me diverti um pouco em Los Angeles. E finalmente encontrei a paz em minha nova pátria em Milão.
 

Sou feito por vocês. E o legado que espero deixar são todos os novos Zlatans feitos por mim. Todos aqueles que têm o coração de um leão. Todos aqueles que têm o fogo ardente em seus olhos. Todos aqueles que realmente entendem que o impossível é nada.
 

Obrigado por tudo. Mino [Raiola], nós conseguimos! A caminhada chegou ao fim. Foi uma jornada maravilhosa. Tenho saudades."
 

CARREIRA
 

Depois de iniciar a vida como jogador no Malmo, da Suécia, ele despontou no cenário europeu pelo Ajax. Habilidoso apesar dos 1,95 m de altura, ele foi comprado pela Juventus, mas deixou o clube após o escândalo de manipulação de partidas que rebaixou a Velha Senhora para a Série B, em 2006.
 

Ibra foi brilhante na Inter de Milão —tricampeão nacional em sequência. Mas teve no Barcelona uma das frustrações da carreira, até por não se dar bem com o técnico Pep Guardiola. Mesmo assim, o time foi campeão espanhol, da temporada 2009-2010.
 

Foi então que ele chegou ao Milan pela primeira vez —inicialmente emprestado, em 2010, e depois adquirido em definitivo, por conta da conquista do Italiano em 2010-2011.
 

Em 2012, embarcou na aventura no PSG e foi uma das contratações badaladas da fase rica do clube francês. Enfileirou troféus nacionais, sendo quatro da Ligue 1.
 

Quatro anos depois, saiu rumo ao Manchester United, já em uma fase de declínio físico e técnico na carreira. Em 2018, ao fim do contrato com o United, embarcou para a Major League Soccer, nos Estados Unidos, onde vestiu a camisa do Los Angeles Galaxy.
 

Em 2020, então, voltou ao Milan para ter o seu último contrato como jogador.


Brasil goleia Guiné em jogo marcado por protestos contra o racismo

 


Neste sábado (17), a Seleção Brasileira conquistou a sua primeira vitória após a Copa do Mundo de 2022. Atuando no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, na Espanha, o Brasil goleou Guiné por 4 a 1. A partida foi repleta de manifestações contra o racismo.

Pela primeira vez, o Brasil entrou atuou com uniforme preto. A ação foi em referência à luta contra o racismo. No segundo tempo, a equipe voltou a usar a tradicional camisa amarela.

Além disso, toda adesivação do estádio e protocolo de jogo foi feita em preto e branco, foi reproduzido um vídeo no telão de combate ao racismo antes de os jogadores entrarem em campo, houve um minuto de silêncio e os jogadores sentaram no gramado antes do apito inicial. Ao final da partida os atletas e comissão técnica de Guiné fizeram questão de tirar fotos e conversar com Vini Jr. 

A Seleção Brasileira volta a campo agora na terça-feira, quando encara Senegal, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em Portugal. A bola rola a partir das 16 horas (de Brasília).