CATEGORIA

sábado, 17 de junho de 2023

É penta! Bahia vence Jacuipense e conquista 5º título baiano sub-20 consecutivo

 


A hegemonia continua. Após perder o primeiro jogo da final do Campeonato Baiano Sub-20 para o Jacuipense por 1 a 0, o Bahia venceu por 3 a 1, neste domingo (17), em Pituaçu, e conquistou o 5º título baiano seguido da categoria. 

 

O gol do título saiu aos 48 minutos do 2° tempo, após falha do goleiro Ítalo Brandão e estrela de Roger Ruan. Os outros gols do "Esquadrãozinho" saíram com Juninho e Vitinho, que abriram 2 a 0 antes de Pablo diminuir para o Leão do Sisal. 

 

Com a conquista, o Bahia chegou ao 22º título de Campeonato Baiano-Sub 20, maior campeão da categoria. O Vitória tem 16, o Ypiranga, 4, e o Atlético de Alagoinhas, 1.

Com gol no fim, Atlético de Alagoinhas vence ASA, engata quinto jogo sem derrota e entra no G-4 do Grupo 4 da Série D

 


O Atlético de Alagoinhas contou com um gol de Reinaldo, aos 45 minutos do 2° tempo, e venceu o ASA de Arapiraca por 1 a 0, neste sábado (17), no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas. 

 

Após começar a Série D com três derrotas em quatro jogos, o Carcará engatou o quinto jogo sem perder (dois empates e três vitórias) e assumiu momentaneamente o quarto lugar do Grupo 4 da Série D do Campeonato Brasileiro. 

 

A 9ª rodada se encerra neste domingo: o Sergipe, que enfrenta o líder Retrô, às 17h, na Arena Pernambuco, pode ultrapassar o Atlético de Alagoinhas em caso de vitória. Às 16h, também tem Falcon x Bahia de Feira e Cruzeiro-AL x Jacuipense. 

 

Ao fim das 14 rodadas da fase de grupos, os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para os 16 avos de final da Série D. Os semifinalistas garantem o acesso. 


Atlético-MG e Felipão chegam a acordo e treinador será sucessor de Coudet

 


Após a saída de Eduardo Coudet, no último domingo (11), o Atlético-MG chegou a um acordo com Luiz Felipe Scolari, que estava no cargo de diretor técnico do Athletico-PR, e o pentacampeão mundial em 2002 será o novo treinador do alvinegro mineiro. 

 

Segundo a jornalista Nadja Mauad, do ge.globo, Felipão já comunicou ao Athletico-PR a saída e o acordo com o Galo vai até dezembro de 2024.  O treinador da seleção brasileira nas Copas de 2002 e 2014 teve a sua relação desgastada no Athletico-PR e decidiu buscar novos ares, aceitando voltar a treinar um time, após declarar que não pensava em voltar a comandar uma equipe no país.

 

A negociação entre Atlético-MG e Felipão foi rápida e começou após as negociações com Bruno Lage, plano A do Galo, esfriarem. 

 

Como treinador, o último trabalho de Scolari havia sido no Athletico-PR, no qual ficou de maio a dezembro de 2022, perdendo a final da Libertadores para o Flamengo. Após a temporada, ele assumiu cargo de diretor do Furacão, com Paulo Turra, seu ex-auxiliar, sendo promovido a técnico do Furacão. Com o pedido de saída inesperado de Felipão, o Athletico decidiu por demitir Paulo Turra e Wesley Carvalho, profissional com passagem pelo Vitória entre 2015 e 2016, comandará interinamente a equipe. 

 

Na carreira, Luiz Felipe Scolari acumula os títulos de campeão da Copa do Mundo de 2002, das Libertadores de 1995 (Grêmio) e 1999 (Palmeiras), do Campeonato Brasileiro de 1996 (Grêmio) e 2018 (Palmeiras), da Copa do Brasil de 1991 (Criciúma), 1994 (Grêmio), 1998 e 2012 (Palmeiras). 

 

Aos 74 anos, Felipão irá estrear no Atlético-MG na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, contra o Fluminense, pela 11ª rodada do Brasileiro. 


sexta-feira, 16 de junho de 2023

Depois do Santos, Bahia encara "dose tripla" contra o Grêmio em julho

 


Em maio, o Bahia encarou uma trinca com o Santos, agora, o adversário da vez será o Grêmio. No próximo mês, o Tricolor baiano disputará três jogos com a equipe gaúcha - um pelo Brasileirão e dois pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Contra o Peixe, o Bahia perdeu por 3 x 0, na Vila Belmiro, pelo campeonato de pontos corridos, mas conseguiu a classificação nas oitavas de final do mata-mata ao bater o time paulista nos pênaltis. Na trilogia com os gaúchos, o objetivo é que o saldo seja ainda melhor.

Histórico

Os Tricolores já se enfrentaram 41 vezes no retrospecto da Séria A. Os sulistas tem uma pequena vantagem: são 15 vitórias deles contra 12 do Esquadrão, mais 14 empates. 

Neste confronto do primeiro turno, porém, o Bahia joga na Arena Fonte Nova e tem o histórico a seu favor. Em 24 jogos como mandante, o Tricolor baiano aparece com onze triunfos, seis empates e sete derrotas. A partida está marcada para 1º de julho, sábado, às 18h30.

Na Copa do Brasil, o sorteio colocou o Grêmio no caminho do Bahia pela quinta vez. O Esquadrão foi eliminado pelos gaúchos em todas as disputas anteriores. Três dos quatro encontros no torneio mata-mata foram nas quartas de final: 1989, 2012 e 2019. Em 2005, a equipe sulista levou a melhor ainda na primeira fase. 

Os times vão se enfrentar nas semanas de 5 e 12 de julho nesta edição - datas e horários definitivos ainda serão divulgados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Bahia é o mandante na primeira partida; e, na volta, o Grêmio decide em casa. 

Missão difícil

No entanto, antes do Tricolor gaúcho, o Esquadrão terá duas pedreiras pela frente. Na próxima quarta (21), o time comandado por Renato Paiva recebe o vice-líder Palmeiras, na Fonte Nova, pela 11ª rodada. Três dias depois, a equipe vai ao Rio de Janeiro jogar contra o Fluminense, atualmente o quinto colocado na tabela. 

"Só consigo olhar jogo a jogo. Palmeiras é uma montanha para nós subirmos. Depois, Fluminense fora. Estaria preocupado se terminasse daqui a duas jornadas ou três. Acho que temos jogado para mais, mas os fatos são esses e continuamos a trabalhar. Falta muito", disse Paiva em entrevista coletiva após empate com o Cruzeiro.

O Esquadrão entrará pressionado em campo diante do time paulista. Com seis partidas de jejum no Brasileirão, a equipe ocupa a 15ª posição na tabela e soma nove pontos - um a mais que o Goiás, primeiro da zona de rebaixamento.


Companheiro de Vini Jr. no Real Madrid, Rodrygo fala sobre racismo: "senti isso na pele"

 


A Seleção Brasileira enfrenta a Guiné, neste sábado (17), às 16h30, em amistoso da Data Fifa. Na partida, os jogadores entrarão em campo com camisas pretas - a ação faz parte de uma série de iniciativas promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra o racismo no esporte.

A campanha “Com racismo não tem jogo” teve início após ataques sofridos pelo jogador Vinicius Junior, do Real Madrid, no confronto contra o Valencia, no dia 21 de maio. Após o treino desta quarta-feira (14), em Barcelona, na Espanha, Rodrygo Goes, companheiro de Vini Jr. no time espanhol e na Seleção, relembrou os momentos vividos ao lado do colega e afirmou também ter sofrido ofensas. 

"Nesse caso do Vini, eu acompanhei, estava ali dentro de campo. Foi um dia muito triste. Eu também senti isso na pele. Por isso, essa ação é muito importante e eu espero que o mundo inteiro dê continuidade", disse, em entrevista coletiva.

A partida integra o calendário da Data Fifa, que começou na última segunda-feira (12) e vai até o dia 20 de junho. Esse é o momento em que seleções de todos os cantos entram em campo para se enfrentar em confrontos oficiais ou amistosos. Depois da Guiné, a Seleção Brasileira enfrenta Senegal às 16h da próxima terça (20), em Lisboa, Portugal.

Visita a delegação

Nesta quinta-feira (15), o presidente da Fifa, Gianni Infantino, visitou a delegação brasileira hospedada em Barcelona. O dirigente máximo do futebol mundial, após encontro com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e com Vini Jr., se manifestou sobre a campanha criada pela entidade nacional. “Se há racismo, o jogo tem que parar!”, disse Infantino. 

Ele aproveitou o encontro desta manhã para informar que a Fifa vai criar, nos próximos dias, uma comissão composta por atletas em atividade para a discussão de propostas de combate ao racismo no futebol.



quinta-feira, 15 de junho de 2023

Bahia lança o "Jaquinha", boneco inspirado no jogador Vitor Jacaré

 


A família tricolor ganhou um novo membro na quarta-feira (14): o Jaquinha. O Bahia lançou o boneco de pelúcia em homenagem ao atacante Vitor Jacaré, um dos destaques da equipe na temporada.

O produto, que custa R$ 69,90, já está disponível na plataforma online do clube e na loja física na Arena Fonte Nova, a partir das 9h desta quinta (15). Os torcedores também têm a opção de adquirir os bonecos dos mascotes do clube, que já fazem sucesso.

A novidade segue a iniciativa do Esquadrão de homenagear seus jogadores com produtos oficiais. Anteriormente, o clube já havia lançado o boneco do atacante colombiano Hugo Rodallega, que atuou pelo time em 2021 e 2022.


quarta-feira, 14 de junho de 2023

Atacante do Bahia, Everaldo sofre acidente de carro na Via Parafuso

 


O atacante Everaldo, do Bahia, sofreu um acidente de carro na madrugada desta quarta-feira (14), na BA-535, Via Parafuso. Na altura do quilômetro 11 da pista, o jogador atropelou um cavalo. O veículo ficou destruído. 

Após dois dias de folga, o clube informou que o camisa 9 retornou de viagem e saiu do aeroporto direto para a Cidade Tricolor, em Dias D'Ávila. Ele foi surpreendido pelo animal no percurso até centro de treinamento.

O jogador compareceu normalmente aos treinos nesta manhã, conforme mostrou o clube em vídeo publicado nas redes sociais. "Everaldo foi submetido a exames médicos de praxe e foi liberado para participar das atividades", informou a assessoria do Bahia.

Agora, a equipe se prepara para enfrentar o Palmeiras na próxima quarta-feira (21), na Arena Fonte Nova, pela 11ª rodada do Brasileirão.


terça-feira, 13 de junho de 2023

Ricardo Lima, presidente da FBF, recebe nova diretoria da ABCD

 



O Presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, recebeu nesta segunda-feira (12) a visita da nova diretoria da Associação Bahiana dos Cronistas Desportivos. Eleitos para comandar a entidade de classe a partir deste ano, Edson Marinho Júnior, Presidente, e Silvio Mendes, Vice-Presidente, se reuniram com o dirigente na sede da entidade.

 

No encontro, foi estabelecida a parceria entre a FBF e a ABCD, para o fortalecimento da imprensa esportiva e do futebol da Bahia. Os novos comandantes da Associação ainda apresentaram seus projetos para o mandato.

 

"Foi um prazer receber Marinho Jr. e Silvio Mendes. Essa reunião marca o início dessa parceria entre a ABCD e a FBF pelo bem da imprensa e do futebol baiano. Pude ouvir as demandas deles e coloquei a Federação à disposição da classe. Caminharemos juntos para que a imprensa esportiva baiana se fortaleça cada vez mais e os profissionais tenham boas condições para desenvolverem seus trabalhos durantes os jogos das nossas competições", disse Ricardo Lima.





Marinho Jr. retribuiu o apoio do mandatário. "Agradecer à Federação e ao Presidente Ricardo Lima por ter recebido a ABCD, por ter escutado o que a gente tem de projeto e os problemas que a ABCD tem. Acima de tudo, agradecer por acreditar na recuperação da classe para que a gente possa ter uma imprensa esportiva da Bahia mais forte, com o apoio da Federação. A ABCD também vai apoiar o futebol baiano. Somos uma cara nova à frente da ABCD após aproximadamente 20 anos", destacou.

 

Já Silvio Mendes agradeceu a receptividade do Presidente Ricardo Lima. "Primeiro, esse encontro com o Presidente Ricardo, a gente agradece pela acessibilidade de quem hoje está no comando do nosso futebol. Segundo, relatar os nossos problemas que não são poucos, sem olhar pelo retrovisor para alcançar nossos objetivos que foram colocados na mesa, aproveitando a juventude do Marinho Júnior, aliada ao nosso conhecimento de tempos vividos na ABCD. Terceiro, essa reaproximação com a FBF já se fazia necessária, porque não se alcança nada sem uma relação de boa convivência. E para concluir, meu pai, em vida, sempre me ensinou: se você pode contar com ajuda, de quem pode lhe dar um tijolo para construção, porque pedir-lhe, que lhe dê uma casa própria? O resgate da nossa identidade precisa de esforços da atual diretoria, e da entidade maior do nosso futebol, para solidificação de um objetivo. Muito obrigado, Ricardo Lima. Um aperto de mãos significa um bom começo".

 

Também participaram da reunião o Diretor Administrativo e Financeiro da FBF, Marcelo Araújo, e o cronista Edson Marinho.




Pela primeira vez na história, Seleção Brasileira jogará com uniforme preto

 


A Seleção Brasileira enfrenta Guiné, sábado (17), em Barcelona. E pela primeira vez, o time canarinho entrará em campo com o uniforme preto. A iniciativa faz parte de uma série de ações organizadas pela CBF com o objetivo de combate ao racismo.

 

“Desde o primeiro dia do meu mandato, essa questão é prioritária. Fizemos um seminário para tratar do tema, criamos um grupo de trabalho com 60 pessoas que se reúnem periodicamente para avançar em discussões e propostas”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

 

O mandatário da entidade máxima do futebol destacou as últimas medidas criadas pela CBF na luta contra o racismo.

 

“Somos a única federação de futebol do mundo que criou um dispositivo que prevê a perda de pontos por causa de atos de racismo. Isso está no texto do Registro Geral de Competições da CBF.”

 

No jogo contra Guiné, os jogadores do Brasil vestirão preto durante o primeiro tempo. A equipe voltará a campo na etapa final com a camisa amarela, que também terá alusão à luta contra o racismo.


Após campanha histórica em Roland Garros, Bia Haddad é confirmada oficialmente entre as 10 melhores do mundo

 


A brasileira Beatriz Haddad Maia foi confirmada, no último domingo (11), no grupo das dez melhores tenistas do mundo. Após chegar à semifinal de Roland Garros, Bia agora aparece na 10ª colocação no ranking da WTA (em português, a sigla significa Associação de Tênis Feminino). A paulistana de 27 anos se torna a primeira brasileira no top 10 em simples desde que o sistema foi criado, em 1974. 

 

A ascensão de Bia no ranking foi de quatro colocações: ela foi aos 2910 pontos, somando 780 da semifinal de Roland Garros e descartando 350 da segunda rodada do ano passado, mais o título do WTA 250 de Nottingham, na Inglaterra.

 

Além da marca histórica, Bia Haddad subiu posições também no ranking do ano que leva para o WTA Finals, torneio com as top 8 da temporada. Bia foi ao nono lugar, saltando 12 posições, com 1686 pontos. Assim, ela ficou a pouco mais de 50 pontos atrás de uma vaga entre as oito melhores.

 

O próximo desafio da sensação brasileira é no WTA de Nottingham, que começa nesta semana. Bia defende outros 280 do título em Birmingham no ano passado. Na outra semana serão mais 185 pontos a descartar da semifinal do WTA 500 de Eastbourne, também na grama inglesa.


segunda-feira, 12 de junho de 2023

Bahia leva goleada do Corinthians e cai para a Série A-2 do Brasileirão Feminino

 


O time feminino do Bahia está mais uma vez rebaixado para a Série A-2 do Campeonato Brasileiro. Dentro do estádio de Pituaçu na tarde desta segunda-feira (12), as Mulheres de Aço não resistiram ao poder ofensivo do Corinthians e foram goleadas por 5 a 1, na última rodada da competição. O único gols das tricolores foi de Yenny Acuña, enquanto Duda, Campi, Tamires, Jheniffer e Vic marcaram para as alvinegras.

A equipe comandada pelo técnico Igor Morena jogou com Lorrana; Dan, Aila, Tchula e Mila Santos (Miúda); Suellen (Nathane), Jordana (Fabi Ramos), Lane e Vilma; Yenny Acuña e Juliana (Ary).

 

As tricolores começaram a competição sonhando com a classificação para a próxima fase, mas emendaram uma sequência negativa de seis derrotas consecutivas, o que causou uma queda livre na tabela. Com 13 pontos, elas ficaram na 13ª posição. No geral, foram 15 partidas, com quatro triunfos, um empate, dez derrotas, 25 gols marcados e 33 gols sofridos. 

 

Essa será a quarta vez que o time feminino do Bahia irá disputar a Segunda Divisão do Brasileiro desde que retomou as atividades. A contagem abriga a temporada 2019, quando o Tricolor participou do nacional em parceria com o Lusaca.


JACARÉ NA TORCIDA


Presença recorrente nos jogos do feminino, Vitor Jacaré acompanhou a partida. Apesar das energias positivas, as Mulheres de Aço não conseguiram o resultado. O polivalente atleta se recupera de uma lesão muscular na coxa e a previsão de retorno aos gramados é de dois meses.





Em briga direta pelo acesso, Vitória perde para o Criciúma e deixa liderança da Série B

 


Em duelo de postulantes ao acesso, o Vitória perdeu para o Criciúma neste domingo (11). Fabinho marcou ainda no primeiro tempo, pelo Tigre, para deixar o placar em 1 x 0 no Barradão, pela 12ª rodada da Série B. Com a derrota, o Leão ficou nos 25 pontos e caiu para a vice-liderança da competição.

O Vitória estava invicto há quatro partidas na Segundona. Com ótimo aproveitamento como mandante, a equipe contou mais uma vez com o apoio em peso da sua torcida - quase 30 mil rubro-negros - para tentar ampliar a distância dos concorrentes diretos. 

No entanto, o plano foi frustrado pelo time catarinense, que fez sua parte para se manter no G-4. O Tigre impôs seu jogo no primeiro tempo, fez o gol, e conseguiu se fechar bem para segurar a vantagem na etapa final. Do outro lado, o Vitória não soube reagir.

O Leão só volta a campo no próximo dia 25, quando visita o Guarani, às 18h. A partida, válida pela 13ª rodada, será no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).


domingo, 11 de junho de 2023

UFC: Amanda Nunes vence no Canadá, confirma favoritismo e anuncia aposentadoria

 



A lutadora brasileira Amanda Nunes, maior nome do MMA feminino, confirmou o favoritismo no UFC 289 com a performance que desempenhou no evento realizado neste sábado (10), no Canadá. A brasileira não teve trabalho contra Irene Aldana, dominou a adversária e venceu por decisão unânime. Com o triunfo, Amanda Nunes defendeu o cinturão do peso-galo (61 kg), mas, em seguida, o deixou vago ao anunciar sua aposentadoria do esporte. 

A lutadora fez questão de sair do octógono para cumprimentar Dana White e a alta cúpula do UFC, indicando sua aposentadoria, antes mesmo de ser anunciada como a vencedora da luta. A 'Leoa', como é chamada, colocou seus cinturões do peso-galo e do peso-pena (66 kg) no centro do octógono, ao lado das luvas, e anunciou seu adeus ao MMA.

No discurso, a brasileira, gritou emocionada: 'Sou campeã dupla para sempre!'. Amanda Nunes explicou que um fator determinante para a decisão de se aposentar foi o desejo de ficar mais perto de sua família.
 


Para retomar liderança da Série B, Vitória enfrenta o Criciúma neste domingo

 


Após o triunfo do Novorizontino sobre o Sampaio Corrêa, no sábado (10), o Vitória dormiu na vice-liderança da Série B e tem a missão de recuperar a ponta da tabela neste domingo (11). De olho nisso, o Rubro-Negro recebe o Criciúma - adversário direto na briga pelo acesso - às 18h, no Barradão, pela 12ª rodada do campeonato.  

No sábado, Léo Condé finalizou a preparação da equipe para o jogo. O técnico contará com o lateral-direito Zeca, de volta após cumprir suspensão, e o meia Giovanni Augusto, recuperado de lesão na panturrilha. Os atacantes Léo Gamalho e Welder, o meia Matheusinho e o goleiro Lucas Arcanjo seguem de fora.

O Leão, que vem de quatro jogos sem perder, soma 25 pontos. O time catarinense tem cinco a menos e aparece na 5ª posição.