quinta-feira, 27 de abril de 2023

10 anos: Arena Fonte Nova realiza exposição inédita de aniversário

 


Para comemorar sua primeira década, a Arena Fonte Nova vai apresentar uma exposição inédita e itinerante com grandes momentos que marcaram a sua trajetória. Com fotos, dados e curiosidades em uma coletânea, a mostra “Arena 10 anos” será inaugurada nesta quinta-feira (27), no hall Vip do estádio, antes da partida entre Bahia e Volta Redonda, pela Copa do Brasil. A partir da próxima terça (2) até o dia 31 de maio, a exposição estará no Shopping Bela Vista, no piso L2.

 

O público poderá fazer uma viagem no tempo e conferir registros fotográficos da construção da Arena, além de relembrar momentos importantes como a realização de eventos esportivos mundiais. A Arena já foi sede da Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, jogos das Olimpíadas de 2016, e os clássicos do futebol local e nacional.

A mostra traz ainda lembranças de shows internacionais memoráveis realizados na Arena, como Paul McCartney, Elton John, Roger Waters, A-há e além dos sucessos de diversos artistas nacionais, como Ivete Sangalo, Roberto Carlos, Sandy e Junior, e eventos próprios como o Carnavalito e Fonte de Natal.

 

Segundo Thaise Muniz, coordenadora de comunicação da Arena Fonte Nova, essa será uma oportunidade também das pessoas conhecerem outros fatos interessantes, como os eventos religiosos, as ações sociais, a atuação durante a pandemia e um pouco dos bastidores deste equipamento tão importante para o estado. “O público é uma peça fundamental da nossa história, marcando presença, torcendo e vivendo emoções únicas. Nada melhor do que celebrar e dividir esse momento especial em vários pontos da cidade”, destaca.





Pressionado por caso de estupro, Cuca deixa o Corinthians após duas partidas

 


O Corinthians rescindiu o contrato com Cuca, depois da nova repercussão do caso em que ele é suspeito de violência sexual, registrado em 1987, na Suíça. Com a condenação, o treinador durou apenas duas partidas. O anúncio foi feito pelo próprio profissional na madrugada desta quinta-feira (27), logo depois do alvinegro avançar para as oitavas de final da Copa do Brasil.

"Foi quase um massacre o que acabou acontecendo. Eu saio neste momento, mas não é porque eu queira. Se espera uma vida inteira para estar aqui. Mas é um pedido da minha família". "O que estou passando", disse. "Quero ser bem breve, porque não quero ser vítima de nada, é a pior coisa que um homem pode passar. Quando está em xeque a dignidade dele. Quando invade as redes sociais das filhas e mulher com ameaças e ofensas descabidas", acrescentou, afirmando um interesse em voltar ao comando do time no futuro.

Sob protestos da torcida, o treinador fez uma apresentação, na última sexta-feira (21), dizendo ser inocente. Na ocasião, ele disse que a vítima, uma menina que à época tinha 13 anos, não o reconheceu como um dos agressores. Nesta terça (25), no entanto, uma reportagem do UOL mostrou que o advogado que representa a menina diz o contrário. "A garota o reconheceu como um dos estupradores", afirmou o suíço Willi Egloff.


De olho nas oitavas da Copa do Brasil, Bahia enfrenta Volta Redonda nesta quinta-feira

 


O Bahia pode garantir a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil nesta quinta-feira (27). O Tricolor enfrenta o Volta Redonda, às 19h, na Arena Fonte Nova, no jogo de volta da terceira fase da competição. No confronto de ida, o time baiano bateu o Voltaço por 2 a 1.

Com a vitória fora de casa, o Bahia joga pelo empate. Já o time do interior do Rio de Janeiro terá que vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar de fase. Em caso de triunfo pela vantagem mínima, a vaga será definida nos pênaltis.

O elenco do Esquadrão fechou a preparação com treinamentos na quarta-feira (26). Para a partida, Renato Paiva contará com o zagueiro Vitor Hugo, que se recuperou de uma gripe e pode estrear com a camisa tricolor.


quarta-feira, 26 de abril de 2023

Presidente da FBF é reeleito para o Conselho Consultivo da CBF

 


Presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ricardo Lima foi reeleito, nesta terça-feira (25), para o Conselho Consultivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O pleito aconteceu na sede da entidade nacional, no Rio de Janeiro, durante a Assembleia-Geral. Todos os membros do grupo institucional foram reeleitos.

 

"Fico muito feliz pela recondução ao Conselho Consultivo da CBF. Podemos ver hoje os avanços do futebol brasileiro sob a gestão do Presidente Ednaldo Rodrigues. A CBF reconquistou seu papel de destaque, fortalecendo as federações e os clubes. Poder participar de todo esse processo opinando e representando o Nordeste é motivo de orgulho. Com certeza teremos mais um ano de vitórias e conquistas para o futebol nacional", afirmou o dirigente.

 

Ricardo Lima seguirá como representante do Nordeste no Conselho Consultivo. Ele havia sido eleito pela primeira vez em abril do ano passado.

 

O Conselho Consultivo é um corpo institucional previsto pelo estatuto da CBF. Sua função é aconselhar os membros da Presidência e da Diretoria da entidade em matérias relevantes ao futebol brasileiro. Os membros do Conselho Consultivo são indicados anualmente durante a realização da Assembleia Geral Ordinária da CBF. 

 

A formação do Conselho precisa ter um presidente de uma entidade estadual de administração de futebol de cada uma das cinco regiões do país e sua composição é formalizada por ato do presidente da CBF.

 

O Conselho Consultivo se reunirá sempre que for convocado pelo presidente da CBF ou por iniciativa de dois terços de seus membros.

 

Confira os nomes dos representantes para o Conselho Consultivo: 

 

Região Centro-Oeste: Francisco Cezário (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul)
Região Nordeste: Ricardo Lima (Federação Baiana de Futebol)
Região Norte: Leomar Quintanilha (Federação Tocantinense de Futebol)
Região Sudeste: Adriano Aro (Federação Mineira de Futebol)
Região Sul: Hélio Cury (Federação Paranaense de Futebol)


Bahia tenta manter invencibilidade histórica contra o Volta Redonda; confira o retrospecto

 


Em busca da classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, o Bahia entra em campo nesta quinta-feira (27), às 19h, na Arena Fonte Nova, precisando apenas de um empate contra o Volta Redonda para conquistar a vaga e o prêmio de R$ 3,3 milhões. 

 

Considerando o retrospecto histórico, a torcida tricolor pode ficar otimista. Em cinco partidas disputadas até hoje, o Bahia nunca perdeu para o time carioca, somando dois triunfos e três empates. Na partida de ida deste ano, o Esquadrão contou com gols de Biel e Gabriel Xavier para vencer por 2 a 1. Confira abaixo as outras partidas.  

 

Brasileirões de 1977 e 1978

O primeiro confronto do Bahia contra o Volta Redonda aconteceu em 1977, ano em que o Tricolor foi pentacampeão seguidamente do Campeonato Baiano. Pelo Brasileirão, baianos e cariocas empataram por 1 a 1 com gols de Botelho para o Votaço e Freitas para o Esquadrão.

 

Na ocasião, o Bahia foi à campo com Luiz Antônio, Toninho, Zé Augusto, Sapatão, Ricardo Longhi, Altimar, Baiaco, Luciano, Washington, Freitas e Jorge Campos. 

 

Já em 1978, goleada tricolor. Com gols de Altimar e Douglas Franklin (duas vezes cada) e Washington, o Bahia aplicou 5 a 0 no Volta Redonda. Neste ano, o time comandado por Zezé Moreira chegou até as quartas de final da competição, eliminado para o Palmeiras, que acabaria sendo derratado na final para o Guarani. 

 

O Esquadrão jogou com Luiz Antônio, Edmilson, Zé Augusto, Sapatão, Ricardo Longhi, Altimar, Douglas Franklin, Baiaco, Washington, Beijoca e Jésum em seu time titular. 

 

Copa do Brasil de 1995

Pela 1ª fase da Copa do Brasil de 95, Bahia e Volta Redonda empataram por 0 a 0 nos dois jogos e decidiram a vaga nos pênaltis. Na Fonte Nova, os comandados de Givanildo Oliveira venceram por 7 a 6 e avançaram para as oitavas de final da competição onde seriam eliminados pelo Cruzeiro. 

 

O Bahia entrou em campo com Jean, Jura, Alex Sandy, Advaldo, Ronald, Souza, Lima Sergipano, Edmílson, Zé Renato, José Roberto e Paulo Emilio. 


terça-feira, 25 de abril de 2023

Final da Champions nos Estados Unidos? Presidente da Uefa cogita possibilidade: "Vamos ver"

 


O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, acenou para a possibilidade de fazer uma final da Champions League, principal competição de clubes da Europa, nos Estados Unidos. Durante entrevista ao podcast norte-americano Men in Blazers, o dirigente admitiu ser possível realizar o jogo da decisão a partir da edição de 2026. 

 

"É possível. Começamos a discutir sobre isso, mas você sabe... um ano foi a Copa do Mundo, em 2024 tem a Euro... este ano é em Istambul, em 2024, em Londres, em 2025, em Munique. Depois disso, vamos ver", afirmou. "É possível, é possível", frisou ao ser questionado de forma mais enfática.

 

Tradicional na Europa, a final Champions League nunca aconteceu fora do Velho Continente nas 66 edições realizadas na sua história. A decisão da atual temporada 2022/2023 está marcada para o dia 10 de junho, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia. A semifinal terá os confrontos Real Madrid x Manchester City e Inter de Milão x Milan. Depois a decisão de 2023/2024 acontecerá no estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, e 2024/2025 está programada para o Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.


segunda-feira, 24 de abril de 2023

Brasileirão Série B: Vitória goleia ABC-RN fora de casa

 


O Vitória venceu mais uma partida na Série B do Campeonato Brasileiro! Na noite deste domingo (23), o Leão goleou o ABC-RN no estádio do Frasqueirão, em Natal, pela segunda rodada da competição por 3 a 0. Os gols foram marcados por Léo Gamalho, duas vezes, e Gegê.
O time do técnico Léo Condé, que soma seis pontos e está em segundo lugar na segundona, só voltará a campo na sexta-feira (28), quando recebe o Londrina, no estádio Manoel Barradas, o Barradão, às 19h (horário de Brasília). A partida abre a terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.