sábado, 8 de abril de 2023

Ranking da Fifa: Brasil perde liderança e é superado pela Argentina

 


A atualização do Ranking da Fifa, divulgada nesta quinta-feira (6) pelo órgão, aponta que o Brasil perdeu a liderança para a França e foi ultrapassado pela rival, Argentina. A Seleção caiu duas posições no ranking após perder o amistoso contra o Marrocos, no dia 25 de março.

Já a França se tornou líder depois de derrotar a Irlanda e a Holanda nas eliminatórias da Eurocopa. A Argentina garantiu o segundo lugar no ranking geral ao vencer amistosos contra Panamá e Curaçao. 

O Brasil tem a oportunidade de recuperar sua colocação original através do resultado da próxima partida que jogará e que está prevista para ocorrer entre os dias 12 e 20 de junho, mas ainda não possui data definida.


Confira o ranking atual:
1. Argentina (1840,93 pontos)
2. França (1838,45 pontos)
3. Brasil (1834,21 pontos)
4. Bélgica (1729,53 pontos)
5. Inglaterra (1792,43 pontos)
6. Holanda (1.731,23 pontos)
7. Croácia (1730,02 pontos)
8. Itália (1713,66 pontos)
9. Portugal (1707,22 pontos)
10. Espanha (1682,85 pontos)


sexta-feira, 7 de abril de 2023

Lateral do Bahia, André é convocado pela seleção brasileira sub-20

 


O lateral-direito André, de 19 anos, voltou a ser convocado para a seleção brasileira sub-20, comandada pelo técnico Ramon Menezes, nesta quinta-feira (6). O selecionado de base fará três amistosos em Jerez de la Frontera, na Espanha, entre os próximos dias 15 e 27.

 

André participou da conquista do Sul-Americano sub-20 no início deste ano, na Colômbia. O lateral disputou sete das nove partidas do Brasil, onde venceu cinco e empatou duas. O jovem foi titular em três jogos, incluindo a decisão do título contra o Uruguai.

 

Na temporada de 2023, André disputou quatro partidas pelo Bahia. Ele estreou no time princial em 2022 atuando no Baianão e na Série B, entrando em campo num total de 28 vezes, sendo 20 pela competição nacional.


Febatri abre inscrições da Escolinha de Triathlon gratuita para crianças e adolescentes em Ilhéus

 


A Federação Baiana de Triathlon (Febatri) abriu a pré-inscrições para a Escolinha de Triathlon de Ilhéus para crianças e adolescentes com idades entre 8 e 16 anos. A iniciativa é gratuita e terá aulas de segunda à quinta-feira, com duração de duas horas no turno oposto ao escolar, no Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun.

 

"Estamos muito felizes com a realização deste especial projeto. Servirá de modelo para que, em parceria com o Governo do Estado, Federal e empresas privadas, possamos implementá-lo no maior número de cidades do estado da Bahia e do Brasil", disse Cleber Castro, presidente da Febatri.

 

Os meninos e meninas interessados em participar da escolinha devem estar frequentando a escola e os alunos de escola pública têm preferência. A pré-inscrição pode ser feita online (clique aqui) ou presencial na sede da iniciativa.

 

A ideia da Febatri é ir além da iniciação esportiva e técnicas de natação, ciclismo e corrida. Os triatletas mirins aprenderão também os importantes valores da disciplina, respeito, dedicação, trabalho em equipe e solidariedade. O projeto foi idealizado pelo triatleta Juraci Moreira, gestor do projeto Nacional Escolinha de Triathlon. Os futuros atletas terão um apoio especial para participarem das competições de nível estadual e nacional.


Há 10 anos, Arena Fonte Nova era inaugurada com goleada do Vitória sobre o Bahia

 


Entre a celebração rubro-negra e a tristeza tricolor, o futebol baiano protagonizou, há exatos 10 anos, a inauguração da Arena Fonte Nova. Completamente reconstruído após três anos de sua demolição, o estádio foi palco de um duelo que deixará marcas eternas. 

De um lado, o saudosismo do torcedor do Vitória, que vibra com cada um dos cinco gols como se eles estivessem acontecendo neste exato momento. Renato Cajá, Maxi Biancucchi, Michel, Vander e Escudero fizeram a festa para o Leão. Mais tarde, os apaixonados rubro-negros decretariam: “Fonte Nossa”. 

 

Do outro lado, memórias que o torcedor do Bahia, que sequer tinha voz ativa na política do clube, deseja esquecer. Zé Roberto marcou o gol solitário da tarde sombria do Esquadrão. Três meses mais tarde, Marcelo Guimarães Filho era deposto do cargo de presidente e o Tricolor iniciava seu processo de democratização. 

 

A partida foi válida pela quarta rodada do Campeonato Baiano de 2013, vencido mais tarde pelo próprio Vitória, com nova goleada sobre o Bahia: 7 a 3. 

O Esquadrão, do técnico Jorginho, foi a campo com Marcelo Lomba (Omar); Neto, Danny Morais, Titi e Magal; Fahel, Hélder, Marquinhos Gabriel e Paulo Rosales (Anderson Talisca); Adriano (Zé Roberto) e Obina.

 

O Vitória, do técnico Caio Júnior, jogou com Deola; Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Victor Ramos e Mansur; Michel (Edson Magal), Luís Alberto, Escudero e Renato Cajá (Marquinhos); Maxi (Vander) e Dinei.

 

Torcedor tricolor, Alberto Souza estava na Arena Fonte Nova e diz que nem se lembra dos gols marcados pelo Vitória. “Lembro que Obina perdeu um gol claro no início do jogo. Aí o Bahia tomou um gol no fim do primeiro tempo e tudo desandou”, conta. 

Já Elisa Dias, torcedora rubro-negra, não foi ao estádio naquele 7 de abril porque “mainha não deixou, com medo da confusão”. De qualquer forma, ela decreta: “Foi um dos dias mais felizes da minha vida. Queria vivê-lo para sempre”. 

Desde então, foram realizados 346 eventos esportivos no local. A Fonte é a única arena do Norte e Nordeste a sediar todas as principais competições internacionais de futebol, sendo cinco no total. 

 

Foi eleita a melhor na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014. Recebeu jogos das Olimpíadas Rio 2016, foi uma das sedes das Eliminatórias da Copa do Mundo (2018) e da Copa América, em 2019, e partidas dos campeonatos locais e nacionais. Em jogos, já recebeu cerca de 5 milhões de torcedores.

 

Do clássico Ba-Vi, 23 jogos foram realizados. O retrospecto é favorável ao Bahia, que venceu nove partidas, contra oito do Vitória. Outros seis confrontos terminaram empatados. A maior goleada aplicada pelo lado rubro-negro foi o 5 a 1 da inauguração. Já a do lado tricolor foi um 4 a 1, durante a Série A do Campeonato Brasileiro de 2018. 

Em 2023, as equipes se enfrentaram em duas oportunidades. Pelo Campeonato Baiano, melhor para o Esquadrão, que venceu por 1 a 0. Pela Copa do Nordeste, empate em 1 a 1.

 

Confira todo o retrospecto do clássico Ba-Vi na Arena Fonte Nova: 

 

Bahia 1x5 Vitória - Baianão 2013 

Vitória 2x1 Bahia - Baianão 2013 

Bahia 3x7 Vitória - Baianão 2013

Bahia 2x0 Vitória - Série A 2013

Vitória 0x0 Bahia - Série A 2013

Bahia 2x0 Vitória - Baianão 2014

Bahia 2x0 Vitória - Baianão 2014

Bahia 1x1 Vitória - Série A 2014

Vitória 2x1 Bahia - Série A 2014 

Bahia 1x3 Vitória - Série B 2015

Bahia 0x2 Vitória - Baianão 2016

Bahia 1x0 Vitória - Baianão 2016

Bahia 1x2 Vitória - Baianão 2017

Bahia 2x0 Vitória - Copa do Nordeste 2017

Bahia 1x1 Vitória - Baianão 2017

Bahia 2x1 Vitória - Série A 2017 

Bahia 2x1 Vitória - Baianão 2018

Bahia 4x1 Vitória - Série A 2018

Bahia 1x1 Vitória - Copa do Nordeste 2019