quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Campeão da F3, Gabriel Bortoleto é o novo integrante da Academia de Pilotos da McLaren na F1

 


Campeão da Fórmula 3, o piloto Gabriel Bortoleto deu um importante passo na carreira para chegar à Fórmula 1, principal categoria do automobilismo. O brasileiro, de 18 anos, foi anunciado nesta quinta-feira (5) como novo integrante do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, que revelou o heptacampeão mundial Lewis Hamilton e o talentoso Lando Norris, titular da equipe.

 

"Sou grato à McLaren e Emanuele (Pirro) por me darem essa oportunidade. Eu já estive no Centro de Tecnologia da McLaren para um tour e para conhecer a equipe, o que foi uma experiência muito legal. Estou ansioso para continuar a trabalhar no meu desenvolvimento ao lado de uma grande equipe", afirmou o jovem.

 

O programa da Mclaren é liderado por Emanuele Pirro, ex-piloto de F1 e pentacampeão das 24h de Le Mans em 2001, 2002, 2003, 2006 e 2007. Na academia, Bortoleto estará ao lado de Pato O'Ward, titular do time britânico na Fórmula Indy, além do japonês Ryo Hirakawa, da Super Fórmula, e do americano Ugo Ugochukwu, atualmente competindo na F4 Italiana.

 

"Estou feliz em dar as boas-vindas para Gabriel ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. Conheço bem ele desde o início de sua carreira no automobilismo, e ele tem tudo o que é necessário, tanto na pista quanto fora dela, para ser uma estrela", comentou Pirro. "Ele também se encaixa muito bem com nossa cultura de equipe na McLaren. Estou ansioso para trabalhar com Gabriel e ajudá-lo a se desenvolver em sua carreira no automobilismo. Ele se junta à nossa talentosa equipe de pilotos com quem estaremos trabalhando em seu desenvolvimento individual, dando-lhe as ferramentas necessárias para progredir em sua carreira", completou.

 

Gabriel Bortoleto estreou nos monopostos na F4 italiana em 2020. Logo no primeiro ano, venceu duas etapas de Monza e Mugello. Em 2021, foi para a FRECA onde disputou duas temporadas até chegar na F3 neste ano e já conquistar o título ao final do campeonato pela Trident. O brasileiro tem a carreira gerenciada por Fernando Alonso, bicampeão mundial de F1 e que atualmente pilota pela Aston Martin. No último mês de setembro, o brasileiro disse que estava garantido no grid da F2 em 2024, mas não revelou o nome da equipe.

 

A próxima etapa do Mundial de F1 será neste final de semana com o Grande Prêmio do Catar, no circuito de Losail. Nesta sexta (6), às 14h no horário de Brasília, acontece a classificação do grid de largada. No sábado (7), às 10h, terá uma nova classificação, mas da sprint, cuja disputa será em seguida, às 14h30. A corrida principal do Catar está marcada para domingo (8), às 14h. Com 400 pontos somados, o piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, pode garantir o tricampeonato mundial de forma antecipada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário