Com novo formato que reuniu 235 times, a Copa 2 de Julho foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (29), que chega a sua 13ª edição. O evento aconteceu nas dependências do estádio de Pituaçu, em Salvador. A bola vai rolar para a fase final da competição sub-15 a partir do próximo domingo (2), data de celebração da Independência da Bahia que chega ao bicentenário. A grande final acontece no dia 13 deste mês.
O evento de lançamento contou com as presenças de Davidson Magalhães, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, de Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), de Manfredo Lessa, vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), e do ex-jogador Branco, coordenador da base da Seleção Brasileira, representando a CBF. Dirigentes e representantes dos clubes participantes também estiveram no local.
"No domingo vamos ter uma grande manifestação cívica na Bahia, os 200 anos da Independência do Brasil se constituiu na Bahia, porque não basta dar o grito, tem que tirar a turma que ocupava o Brasil e isso ocorreu aqui na Bahia. A realização da Copa 2 de Julho, exatamente nos 200 anos da Independência da Bahia, com essa dimensão foi exatamente pensada. Conversamos com o governador Jerônimo Rodrigues que se são os 200 anos da independência, temos que fazer uma coisa com essa dimensão", discursou Davidson.
Com a celebração do bicentenário da Independência, a Copa 2 de Julho 2023 ganhou uma formato maior incluindo a participação de mais de 200 times, desde a fase regional, realizada em maio deste ano, recebendo um investimento de cerca de R$ 1,8 milhão, entre recursos dos governos federal e estadual. Outro atrativo é a participação da seleção brasileira sub-15 no certame. Além do boliviano Bolívar e outros grandes clubes do futebol brasileiro como Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG. Da primeira divisão do futebol baiano estarão na disputa a dupla Bahia e Vitória, o atual vice-campeão baiano, Jacuipense, e a Juazeirense. A estreia desta edição fica por conta da mascote Quiterinha.
A etapa inicial foi uma seletiva entre as equipes do interior, que classificou 13 delas: Ds Academy (Vitória da Conquista); Seleção de Castro Alves (Castro Alves); Seleção de Xique-Xique (Irecê); Itabuna (Ilhéus); Santa Rita (Barreiras); Seleção de Eunápolis (Porto Seguro); Seleção Meninos Felizes (Jacobina); Seleção de Dom Basílio (Caetité); Seleção de Ruy Barbosa (Ruy Barbosa); Seleção de Paulo Afonso (Ribeira do Pombal); Seleção de Barra (Ibotirama); Academia Zuarte (Riachão do Jacuípe); Seleção de Santo Sé (Filadélfia).
A fase final conta com 40 equipes divididas em oito grupos de cinco integrantes. Os jogos acontecerão na Região Metropolitana de Salvador, do Recôncavo Baiano e de Feira de Santana.
Confira os grupos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário