A trajetória ascendente do nadador baiano Manoel Filipe Silva Silva se confunde com a história da Arena Aquática Salvador, que está revelando para o país um atleta de alto rendimento, considerado pelos especialistas uma promessa no esporte. O equipamento da Prefeitura de Salvador, administrado através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), vem desde a implantação, no bairro da Pituba, rompendo barreiras a largas braçadas, na missão de contribuir para a inclusão social de comunidades carentes e revelar talentos locais, que são esperança de medalhas para a natação brasileira, em piscinas internacionais.
Criado no Nordeste de Amaralina, Manoel Filipe, aos 18 anos, já é um vencedor. Ele descobriu a paixão pela natação muito cedo, aos 4 anos, quando começou a praticar o esporte, por indicação médica. Em 2020, o destino lhe reservou ser acolhido pela Arena Aquática, após seu antigo clube fechar para reforma, o que mudou seu destino.
Revelando estrelas
Para o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, a Prefeitura tem trabalhado e investido em esporte e lazer, como forma de promover a inclusão social para as comunidades mais carentes. “Disponibilizamos para população uma série de equipamentos que abrangem diferentes modalidades esportivas, a exemplo da Arena Aquática Salvador, capaz de acolher campeonatos nacionais e internacionais. Muitos atletas, como nossa estrela Manoel, estão sendo descobertos na Arena e encaminhados para treinamentos de alto rendimento, alcançando bons resultados”, destacou.
Pés na água
“Eu posso dizer, com certeza, que a Arena Aquática mudou a minha vida porque, a partir dessa oportunidade, eu consegui alcançar muitas coisas na natação. Conquistei importantes títulos, fui campeão baiano, campeão Norte-Nordeste, finalista do campeonato brasileiro e, além disso, consegui patrocínio, o que foi uma honra para mim”, recorda, Manoel Filipe.
Com muita resiliência e otimismo, ele revela que sua aspiração é chegar às Olimpíadas de Paris 2024, ou a Los Angeles 2028, apesar do caminho não ter sido fácil até aqui. O pai, que é vigilante de um shopping center, precisou ir e voltar para o trabalho a pé, para apoiar financeiramente o sonho do filho de ser um nadador profissional.
“Minha família não tinha condições de manter meus treinos, sempre foi um sacrifício muito grande dos meus pais, para que eu pudesse continuar nadando”, frisou. Hoje, Manoel assegura que a dificuldade nunca o fez pensar em desistir, por encontrar todo apoio que precisa quando coloca “os seus pés” na Arena Aquática.
Arena de milhares
O equipamento, administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), atendeu mais de 2,5 mil pessoas, no ano passado. A maioria é participante de aulas gratuitas de natação, com inscrições abertas ao público e divulgadas periodicamente através do site.
Além disso, a Arena também já formou mais de 150 atletas de alta performance desde a inauguração, em 2018, e tem sido palco de competições de destaque, como o Campeonato Baiano de Inverno, o Troféu Sérgio Silva de Clubes – um dos principais eventos esportivos aquáticos do Nordeste – e a Liga Nacional de Polo Aquático.
”A Arena possui uma estrutura belíssima, de alta performance, uma das melhores que já nadei no Brasil. É capaz de abrigar grandes competições, favorecendo o desenvolvimento do atleta. Fico muito agradecido pela chance de continuar o meu treinamento e me aperfeiçoar cada dia mais, para poder chegar cada vez mais longe”, afirmou Manoel.
Sonho de vida
Com muita humildade, o nadador profissional elenca que os resultados não são apenas do esforço dele, mas do apoio de muitas pessoas por trás. Ele cita seu treinador Maurício Barreto, conhecido como Bob, a equipe de psicologia e nutrição da Arena, a academia e a clínica de fisioterapia que o apoia, entre outros. Seu sonho, contudo, não é apenas tornar-se nadador olímpico, mas também transformar a vida dos pais e irmãos. “Espero que um dia eu consiga esse feito. Afinal, todo filho quer dar condições melhores de vida a sua família”.
O treinador destaca que Manoel é um nadador muito técnico e habilidoso. “Ele tem pouco tempo de treino, está desde 2020 aqui na Arena, apesar de nadar desde criança, mas evoluiu muito rápido, se adaptou aos estímulos do treinamento, ganhou massa, força e velocidade. É um atleta profissional que nos surpreende a cada dia, com a quantidade de medalhas importantes no peito e está evoluindo, passo a passo, para que possa entrar no topo do cenário mundial”, define Mauricio Barreto.
“Se você tem um sonho, um objetivo, vá atrás dele. O caminho não é fácil, mas se esforce, dê o seu melhor, se tiver paciência, conseguirá. No caminho você pode encontrar pessoas que irão te ajudar, como eu encontrei. Portanto, não desista”, concluiu Manoel, reforçando que os estudos não podem ser deixados de lado. O nadador cursa Estatística, na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Nenhum comentário:
Postar um comentário