sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

CBF doa 20 toneladas de alimentos às famílias atingidas pelas chuvas na Bahia

 


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai doar 20 toneladas de alimentos às famílias atingidas pelas chuvas no Estado da Bahia. Os mantimentos devem começar a chegar nesta quinta-feira (30). A ação está sob os comandos do presidente em exercício da entidade, Ednaldo Rodrigues, e o lateral Daniel Alves, do Barcelona e da Seleção Brasileira.

 

"Temos acompanhado o sofrimento dessas pessoas e buscamos contribuir para amenizar esta situação de emergência pela qual passa o povo baiano. Junto com o Dani Alves, com o Governo do Estado e a Prefeitura de Vitória da Conquista estamos articulando para que essa ajuda chegue o mais breve. Fica nossa torcida para que todos possam voltar para suas casas e reconstruir suas vidas", disse o dirigente baiano.

 

Os alimentos serão distribuídos em cinco bases de atendimentos. Quatro foram indicadas pelo Governo da Bahia, que são as cidades Itabuna, Itapetinga, Ilhéus e Santa Inês. A quinta é em Vitória da Conquista, cidade onde nasceu Ednaldo Rodrigues.

 

"Estamos tentando levar um pouco de dignidade e de esperança para que essas pessoas possam reconstruir suas histórias. Sei que é um momento complicado, mas sei que juntos nós podemos acelerar esse processo de reconstrução da vida dessas pessoas. Então estamos aqui, em nome de todos atletas e de todas as pessoas que fazem parte da CBF e que têm essa preocupação com o próximo, dando essa contribuição. Espero que com essa atitude possamos conectar outras pessoas nesse momento difícil", comentou Daniel Alves.

 

De acordo com os números divulgados nesta quarta-feira (29) pela Defesa Civil do Estado, as chuvas na Bahia deixaram 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados e 434 feridos. O número total de atingidos chega a 629.398 pessoas. As ocorrências foram registradas em 141 municípios, sendo 132 classificados pelo governo em situação de emergência.





Brasileiro chega em segundo na São Silvestre; etíope e queniana sagram-se campeões

 


Foi por muito pouco que o Brasil não faturou a São Silvestre de 2021. Disputada pelas ruas de São Paulo, a prova masculina chegou a ser liderada por Daniel Nascimento no final, mas, com uma arrancada, o etíope Belay Bezabh sagrou-se o grande campeão, com o tempo de 44min55s. Ele já havia levantado o troféu em 2018. 

 

O Brasil, agora, segue com um jejum de títulos. O último conquistado foi em 2010, por Marilson dos Santos. Hector Flores, da Bolívia, completou o pódio no masculino. 

 

No feminino, a dona da festa foi a queniana Sandrafelis Chebet, que dominou de ponta a ponta. Ela, que também tinha sido campeã em 2018, chegou a ser pressionada pela etíope Yenenesh Dinkesa, mas arrancou com tranquilidade no fim e fechou a prova em 50m07. 

 

As brasileiras Jennifer do Nascimento (51s32), Valdilene dos Santos e Franciane Moura completaram o pódio juntas, em uma cena histórica. 


Bicampeão da Libertadores, Abel Ferreira é eleito melhor técnico da América

 


O comandante do Palmeiras, Abel Ferreira, foi eleito o melhor técnico da América segundo eleição do jornal El Paí, do Uruguai. O campeão da Libertadores bateu Marcelo Gallardo, do River Plate, e Lionel Scaloni, da Seleção Argentina.

 

Ao todo, o profissional recebeu 77 votos, que representam 36% do total. Entre os brasileiros, Tite e Cuca foram os mais votados. 

 

O Palmeiras vem de um bicampeonato da Libertadores. Além disso, Abel ajudou o time a conquistar a Copa do Brasil de 2020. Em janeiro de 2022, o Alviverde disputará o Mundial de Clubes. 

 

O clube também terá no calendário o Campeonato Paulista, a Recopa Sul-Americana, a Libertadores, Copa do Brasil e a Série A do Brasileirão. 


quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

CBF cancela Copa América de Futsal no Brasil por causa da Covid-19

 

A Copa América de Futsal, que seria realizada em janeiro, no Brasil, está cancelada. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30), pela Confederação Brasileira de Futebol. Agora, a Conmebol terá de encontrar uma nova sede para abrigar a competição. 

 

O motivo é o aumento dos casos de Covid-19 no país, apresentado em relatório ao presidente da entidade sul-americana, Alejandro Dominguez. A decisão foi do presidente interino da CBF, o baiano Ednaldo Rodrigues. 

 

"O torneio iria reunir jogadores e integrantes de comissões técnica de dez seleções, além de todo o pessoal de arbitragem e da organização do evento. O departamento médico da CBF nos alertou sobre o cenário preocupante com o crescimento da Covid no próximo mês e comunicamos aos executivos da Conmebol que abrimos mão do evento", afirmou Ednaldo.

 

O Brasil registrou, nesta quarta-feira, 9.958 casos de Covid-19 - aumento de 53% em relação às duas últimas semanas. A variante ômicron, identificada na África do Sul, tem sido a principal agente desse crescimento. Ao todo, 40% das amostras positivas em oito estados correspondem à nova cepa. 

 

A Copa América de Futsal ocorreria no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, entre 29 de janeiro e 6 de fevereiro. Neste momento, o Paraguai é o favorito para realizar o evento. 

 

O Brasil é o maior vencedor da competição, com 10 títulos. As outras duas edições foram vencidas pela Argentina.


Ubaitaba: Após enchente, equipamentos do Centro de Canoagem precisarão de reparos

 


O transbordamento do Rio das Contas que inundou o Centro de Canoagem de Ubaitaba, no litoral sul da Bahia (lembre aqui), não causou grandes danos à estrutura. Pelo menos essa é a primeira avaliação feita pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), após o nível da água baixar no local. 

 

Em contato com o Bahia Notícias, o titular da pasta, Davidson Magalhães, revelou que houve a queda de uma parede, mas que, neste primeiro momento, tudo indica que as chuvas não comprometeram a construção. 

 

"Ainda enviaremos um engenheiro, no início da semana que vem, para fazer uma nova avaliação. Do ponto de vista visual, não tem compromisso da estrutura. O que significa que a obra é rápida. Devemos fazer um contrato emergencial para a recuperação", contou o secretário. 

 

Quando a enchente ocorreu, moradores relataram que o local onde as canoas ficam guardadas foi invadido pela água. Davidson afirmou que os responsáveis por cuidar dos equipamentos retiraram uma parte deles do local antes do transbordamento. Contudo, os que foram atingidos precisarão de uma avaliação. "Vamos ver se dá para recuperar com a manutenção. Se não, vamos reequipar o centro, que é referência nacional", destacou. 

 

Vale lembrar que essa é a segunda enchente sofrida pelo Centro de Ubaitaba em dezembro. No início do mês, o próprio Davidson afirmou que o local teve suas atividades paralisadas após o rio transbordar (confira aqui). A Setre investiu em uma reforma, que terá de ser reavaliada com a nova inundação. 

 

O Centro de Ubaitaba foi um dos três prometidos pelo governador Rui Costa (PT) em 2016, após o baiano Isaquias Queiroz conquistar três medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, uma delas ao lado do conterrâneo Erlon Souza. 

 

Campeão olímpico em Tóquio-2020 (lembre aqui), Isaquias esteve presente em Ubaitaba para ajudar as vítimas das chuvas. Ele revelou, nos stories do Instagram, uma série de doações destinadas aos desabrigados. Ao lado de sua esposa, Laina Guimarães, o atleta entregou as compras nesta quinta-feira (30), e já partiu para Ubatã, outra cidade em situação de emergência, para ajudar a população de lá. 

 

Ubatã, inclusive, deve abrigar o terceiro Centro de Canoagem prometido por Rui em 2016. As obras, que já estão 90,7% prontas (veja aqui), não foram atingidas pelas chuvas. Ainda assim, a inauguração do equipamento deve atrasar, já que a Setre tem focado seus esforços em lidar com os problemas causados pelos temporais. A última data publicada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Setre, para o torneio inicial foi 7 de fevereiro (leia aqui). 

 

O Centro de Canoagem de Itacaré, entregue em 2018, também não teve danos causados pelas chuvas. 

 

VILA OLÍMPICA DE ITABUNA TAMBÉM ALAGA 

Passando por reforma desde maio de 2021, a Vila Olímpica de Itabuna, outro equipamento do governo do estado, também alagou. No entanto, os prejuízos também não foram grandes, de acordo com Davidson Magalhães, já que o piso ainda não havia sido instalado. "Se tivesse sido estava todo perdido", afirmou, ao BN. 

 

Itabuna é uma das cidades que mais vêm sofrendo com o fenômeno, após o Rio Cachoeira subir nove metros (veja aqui). Nesta quinta, imagens mostraram que o nível da água baixou, possibilitando um trabalho maior na recuperação das estruturas.


domingo, 26 de dezembro de 2021

BRB compra naming rights do Mané Garrincha, que passará a se chamar Arena BRB

 


Após o BRB [Banco de Brasília] comprar o naming rights do estádio, o Mané Garrincha, em Brasília, passará a se chamar Arena BRB. O contrato, de R$ 7,5 milhões, é válido de 2022 a 2024. 

 

"O BRB sempre associou sua história à de Brasília e dos brasilienses. Em meio ao nosso processo de crescimento, o compromisso é reforçar essa identidade e ligação com as origens, trazendo retorno para a nossa cidade”, disse o presidente do banco, Paulo Henrique Costa.

 

Vale lembrar que o BRB tem os direitos de nomeação do ginásio Nilson Nelson, para a disputa do Novo Basquete Brasil (NBB). Como o gramado do Maracanã está sendo reformado, a Arena BRB deve sediar jogos do Campeonato Carioca - com pelo menos um clássico -, e também do Campeonato Paulista. 

 

O Campeonato Brasiliense terá três jogos na Arena, também. Além disso, a Supercopa do Brasil, marcada para 20 de fevereiro, será no estádio. A CBF tem um acordo para que o evento seja na capital federal por cinco anos (até 2024).

 

Inaugurado em 1974, o Estádio Nacional Mané Garrincha tinha a capacidade de acomodar 45,2 mil pessoas. Após a reforma, de 2010 a 2013, iniciada para receber a Copa do Mundo de 2014, a capacidade foi ampliada para 72.788 pessoas, tornando o estádio o segundo maior do Brasil, atrás do Maracanã, no Rio de Janeiro, e um dos cinco maiores da América Latina.