CATEGORIA

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Terceira e última turma é convocada para XVIII Pré-temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia

 


A Federação Bahiana de Futebol concluirá, no próximo sábado (11), a XVIII Pré-temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia. A entidade convocou, nesta terça-feira (7), a terceira e última turma para participar do evento.

O último grupo de 50 árbitros e assistentes se apresentará para os trabalhos na próxima quinta-feira (9). Eles participarão de treinamentos e avaliações para as competições da temporada 2022 do futebol baiano.

As palestras, aulas e avaliações teóricas serão realizadas no auditório da FBF. Já os treinamentos técnicos e avaliação física acontecerão no Estádio de Pituaçu.

A terceira turma será instruída por Sérgio Cristiano Nascimento, instrutor designado pela CBF. Completam o corpo docente o presidente da Ceaf-BA, Jailson Freitas, o vice-presidente, Vidal Cordeiro Lopes, o instrutor físico da Comissão, Ademilton Piedade Carigé, a psicóloga Thaíse Coutinho e os demais integrantes da Ceaf-BA.

Ao final dos trabalhos, a FBF terá preparado o total de 150 profissionais do apito para a próxima temporada.

Confira abaixo a relação de convocados e a programação da 3ª turma:

Convocados

Programação

Bahia perde para o Fortaleza e cai para a Série B pela 4ª vez em sua história

 


O Bahia está rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2021. Com a derrota para o Fortaleza nesta quinta-feira (9), por 2 a 1, o Esquadrão entrou na zona da degola na última rodada e jogará a Série B em 2022.

O Bahia abriu o placar no primeiro tempo com Rodriguinho, de pênalti. Wellington Paulista e Iago Piachu, ambos também de pênalti, fizeram os gols do tricolor cearense. 

É o quarto rebaixamento do Bahia para a Segunda Divisão em sua história. Caiu antes em 1997, 2003, 2014 e agora em 2021 (em 2015, o clube também caiu de divisão: da Série B para a C).  


quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

O cálculo para não cair: os resultados que salvam o Bahia do rebaixamento

 



Depois de vencer o Fluminense no último domingo por 2 a 0, o Bahia conseguiu sair da zona de rebaixamento. No entanto, ainda pode retornar nesta rodada caso Cuiabá e Juventude vençam seus jogos. As duas partidas acontecem nesta segunda-feira (6). 

O Juventude joga contra o São Paulo, no Morumbi, às 19h, e o Cuiabá enfrenta o Fortaleza na Arena Pantanal, às 20h. Para o Bahia jogar a última rodada fora da zona, o ideal seriam que os dois clubes verdes perdessem seus jogos. 

Caso os dois pontuem (mesmo que seja empatando), além de recolocar o Bahia na zona, o Grêmio será matematicamente rebaixado com antecedência.  

Na última rodada, o Bahia enfrenta o Fortaleza, quinta-feira (9), na Arena Castelão. O último jogo do Juventude é contra o Corinthians, em Caxias do Sul. O Cuiabá enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. Já o Grêmio joga contra o campeão Atlético-MG, em Porto Alegre. Todas as partidas da última rodada serão às 21h30. 


Partidas desta segunda (6) na luta contra o rebaixamento

São Paulo x Juventude, 19h - resultado ideal para o Bahia: derrota do Juventude

Cuiabá x Fortaleza , 20h - resultado ideal para o Bahia: derrota do Cuiabá
 

Partidas de quinta (9) na luta contra o rebaixamento
 

Fortaleza x Bahia, 21h30 - resultado ideal para o Bahia: vencer o Fortaleza ou até empatar 

Juventude x Corinthians, 21h30 - resultado ideal para o Bahia: derrota do Juventude ou até empate, caso perca do São Paulo

Santos x Cuiabá, 21h30 - resultado ideal para o Bahia: derrota do Cuiabá, ou até empate caso perca do Fortaleza

Grêmio x Atlético-MG, 21h30 - resultado ideal para o Bahia: derrota do Grêmio


Baiano Isaquias Queiroz conquista título de Melhor Atleta do Ano

 


O canoísta baiano Isaquias Queiroz conquistou o prêmio de Melhor Atleta do Ano nesta terça-feira (7), em cerimônia realizada no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, Além de Isaquias, o título também foi concedido à ginasta Rebeca Andrade. Os dois atletas, campeões olímpicos nos Jogos de Tóquio, foram eleitos por um júri especializado e superaram outros grandes nomes do esporte na temporada.

Com mais um título no currículo, Isaquias Queiroz se tornou o maior vencedor do Prêmio Brasil Olímpico (PBO). O atleta já foi coroado como melhor do ano outras três vezes e, com a premiação mais recente, se torna o recordista da categoria, deixando para trás Cesar Cielo (natação), que ganhou três vezes. 

"Honramos a bandeira do Brasil", disse Isaquias. "Agora meu foco é buscar outra medalha nos Jogos de Paris, em 2024. Muita gente fala que Paris é logo ali, mas não é bem isso. Tem muito sofrimento até lá, muito treino para chegar bem na Olimpíada. O objetivo é chegar à minha sexta medalha olímpica", continuou, contando com os pódios na prova de C2 500m e C1 1.000m.

Isaquias superou na votação dos especialistas outros dois campeões olímpicos de Tóquio: Hebert Conceição (boxe) e Italo Ferreira (surfe). Já Rebeca levou a melhor diante de outras duas medalhistas no Japão: Ana Marcela Cunha, que foi ouro na maratona aquática, e Rayssa Leal, que ganhou a prata no skate.

"Estar aqui é muito legal, pois as lembranças voltam e fico um pouco nostálgico. Enxergo o futuro com muita coisa boa por vir e ganhar aquela medalha de ouro foi um sentimento único. Sempre vem um filme na cabeça", comentou Jardine, que é funcionário da CBF e foi premiado como técnico dos esportes coletivos. Ele também se mostrou feliz por ver Tite, técnico da seleção principal, utilizando jogadores que estiveram em Tóquio.

O PBO é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 1999 e no ano passado não foi realizado por causa da pandemia de Covid-19. 


quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Sem o Vitória, clubes baianos conhecem seus adversários no Nordestão 2022

 


Os dois representantes da Bahia na Copa do Nordeste já sabem quem serão seus adversários na competição ano que vem. Nesta segunda-feira (6) ficou definido, por sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o confronto da primeira fase da Lampions League. Sem o Vitória, eliminado na fase pré-Nordestão, os dois clubes baianos são: Bahia (atual campeão regional) e Atlético de Alagoinhas (atual campeão baiano).

O Tricolor vai ficar no Grupo B, ao lado de Ceará, Náutico, CRB, Botafogo-PB, Altos, Floresta e Sousa-PB. O Atlético de Alagoinhas fica no Grupo A, com : Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo-RN e Sergipe.

Pelo regulamento, os confrontos são espelhados. O Bahia enfrenta os times do Grupo A e o Carcará, os times do grupo B. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final.


domingo, 5 de dezembro de 2021

Arrasador no primeiro tempo, Bahia vence Fluminense e sai do Z-4

 


O Bahia venceu o Fluminense neste domingo (5), por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 37ª jornada do Brasileirão. Os gols da partida foram marcados por Gilberto.

Com o resultado positivo, o tricolor vai dormir fora do Z-4 ao somar 43 pontos, assumindo o 15º lugar deixando para trás Juventude e Cuiabá, respectivamente 16º e 17º, por ter mais triunfos do que os concorrentes. 

Na última rodada do Brasileirão, Bahia decide a permanência na série A na próxima quinta (9), às 21h30, diante do Fortaleza, na Arena Castelão.