O técnico Tite convocou nesta sexta-feira (24) 25 atletas para os três jogos de outubro pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Oito jogadores que atuam no futebol inglês foram chamados, mesmo antes de um acordo da Fifa com os clubes que garantam a liberação destes jogadores. Richarlison, machucado, ficou de fora.
Sem clube desde quando deixou o São Paulo, após a Olimpíada, o lateral direito Daniel Alves também não foi chamado. Artilheiro do Brasileirão, o volante Edenílson foi a grande novidade.
Sobre os ‘ingleses’ – que foram convocados mas não se apresentaram para os jogos de setembro -, Tite relatou que houve reuniões com a Fifa, a Premier league e o governo britânico na costura do acordo. “A gente confia que na próxima semana vai ter uma resolução sobre esses casos”, disse. O Brasil enfrenta Venezuela (no dia 7), Colômbia (10) e Uruguai (14).
Mesmo sem uma grande apresentação na seleção, o atacante Vinícius Júnior foi mantido no grupo. O atleta ex-Flamengo está em alta no Real Madrid. Para o treinador, “A oscilação é normal e natural. Assim como ele, tantos outros vindos da base. Outro exemplo é o Paquetá, que oscilou”. Tite entende que não se deve criar altas expectativas em um jogador jovem. “Esse momento nosso nos permite dar oportunidade a uma série de atletas”. Com informações do GE.
Confira a lista:
Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City-NG) e Weverton (Palmeiras);
Laterais: Danilo (Juventus-ITA), Emerson (Tottenham-ING), Alex Sandro (Juventus-ITA) e Guilherme Arana (Atlético-MG);
Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid-ESP), Lucas Veríssimo (Benfica-POR), Marquinhos (PSG-FRA) e Thiago Silva (Chelsea-ING);
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid-ESP), Edenilson (Inter-RS), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool-ING), Fred (Manchester United-ING), Gerson (Olimpique-FRA) e Lucas Paquetá (Lyon-FRA);
Atacantes: Antony (Ajax-HOL), Gabigol (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Matheus Cunha (Atlético de Madrid-ESP, Neymar (PSG-FRA), Raphinha (Leeds United-NG) e Vinicius Junior (Real Madrid-ESP)