CATEGORIA

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

CBF doa 20 toneladas de alimentos às famílias atingidas pelas chuvas na Bahia

 


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai doar 20 toneladas de alimentos às famílias atingidas pelas chuvas no Estado da Bahia. Os mantimentos devem começar a chegar nesta quinta-feira (30). A ação está sob os comandos do presidente em exercício da entidade, Ednaldo Rodrigues, e o lateral Daniel Alves, do Barcelona e da Seleção Brasileira.

 

"Temos acompanhado o sofrimento dessas pessoas e buscamos contribuir para amenizar esta situação de emergência pela qual passa o povo baiano. Junto com o Dani Alves, com o Governo do Estado e a Prefeitura de Vitória da Conquista estamos articulando para que essa ajuda chegue o mais breve. Fica nossa torcida para que todos possam voltar para suas casas e reconstruir suas vidas", disse o dirigente baiano.

 

Os alimentos serão distribuídos em cinco bases de atendimentos. Quatro foram indicadas pelo Governo da Bahia, que são as cidades Itabuna, Itapetinga, Ilhéus e Santa Inês. A quinta é em Vitória da Conquista, cidade onde nasceu Ednaldo Rodrigues.

 

"Estamos tentando levar um pouco de dignidade e de esperança para que essas pessoas possam reconstruir suas histórias. Sei que é um momento complicado, mas sei que juntos nós podemos acelerar esse processo de reconstrução da vida dessas pessoas. Então estamos aqui, em nome de todos atletas e de todas as pessoas que fazem parte da CBF e que têm essa preocupação com o próximo, dando essa contribuição. Espero que com essa atitude possamos conectar outras pessoas nesse momento difícil", comentou Daniel Alves.

 

De acordo com os números divulgados nesta quarta-feira (29) pela Defesa Civil do Estado, as chuvas na Bahia deixaram 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados e 434 feridos. O número total de atingidos chega a 629.398 pessoas. As ocorrências foram registradas em 141 municípios, sendo 132 classificados pelo governo em situação de emergência.





Brasileiro chega em segundo na São Silvestre; etíope e queniana sagram-se campeões

 


Foi por muito pouco que o Brasil não faturou a São Silvestre de 2021. Disputada pelas ruas de São Paulo, a prova masculina chegou a ser liderada por Daniel Nascimento no final, mas, com uma arrancada, o etíope Belay Bezabh sagrou-se o grande campeão, com o tempo de 44min55s. Ele já havia levantado o troféu em 2018. 

 

O Brasil, agora, segue com um jejum de títulos. O último conquistado foi em 2010, por Marilson dos Santos. Hector Flores, da Bolívia, completou o pódio no masculino. 

 

No feminino, a dona da festa foi a queniana Sandrafelis Chebet, que dominou de ponta a ponta. Ela, que também tinha sido campeã em 2018, chegou a ser pressionada pela etíope Yenenesh Dinkesa, mas arrancou com tranquilidade no fim e fechou a prova em 50m07. 

 

As brasileiras Jennifer do Nascimento (51s32), Valdilene dos Santos e Franciane Moura completaram o pódio juntas, em uma cena histórica. 


Bicampeão da Libertadores, Abel Ferreira é eleito melhor técnico da América

 


O comandante do Palmeiras, Abel Ferreira, foi eleito o melhor técnico da América segundo eleição do jornal El Paí, do Uruguai. O campeão da Libertadores bateu Marcelo Gallardo, do River Plate, e Lionel Scaloni, da Seleção Argentina.

 

Ao todo, o profissional recebeu 77 votos, que representam 36% do total. Entre os brasileiros, Tite e Cuca foram os mais votados. 

 

O Palmeiras vem de um bicampeonato da Libertadores. Além disso, Abel ajudou o time a conquistar a Copa do Brasil de 2020. Em janeiro de 2022, o Alviverde disputará o Mundial de Clubes. 

 

O clube também terá no calendário o Campeonato Paulista, a Recopa Sul-Americana, a Libertadores, Copa do Brasil e a Série A do Brasileirão. 


quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

CBF cancela Copa América de Futsal no Brasil por causa da Covid-19

 

A Copa América de Futsal, que seria realizada em janeiro, no Brasil, está cancelada. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30), pela Confederação Brasileira de Futebol. Agora, a Conmebol terá de encontrar uma nova sede para abrigar a competição. 

 

O motivo é o aumento dos casos de Covid-19 no país, apresentado em relatório ao presidente da entidade sul-americana, Alejandro Dominguez. A decisão foi do presidente interino da CBF, o baiano Ednaldo Rodrigues. 

 

"O torneio iria reunir jogadores e integrantes de comissões técnica de dez seleções, além de todo o pessoal de arbitragem e da organização do evento. O departamento médico da CBF nos alertou sobre o cenário preocupante com o crescimento da Covid no próximo mês e comunicamos aos executivos da Conmebol que abrimos mão do evento", afirmou Ednaldo.

 

O Brasil registrou, nesta quarta-feira, 9.958 casos de Covid-19 - aumento de 53% em relação às duas últimas semanas. A variante ômicron, identificada na África do Sul, tem sido a principal agente desse crescimento. Ao todo, 40% das amostras positivas em oito estados correspondem à nova cepa. 

 

A Copa América de Futsal ocorreria no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, entre 29 de janeiro e 6 de fevereiro. Neste momento, o Paraguai é o favorito para realizar o evento. 

 

O Brasil é o maior vencedor da competição, com 10 títulos. As outras duas edições foram vencidas pela Argentina.


Ubaitaba: Após enchente, equipamentos do Centro de Canoagem precisarão de reparos

 


O transbordamento do Rio das Contas que inundou o Centro de Canoagem de Ubaitaba, no litoral sul da Bahia (lembre aqui), não causou grandes danos à estrutura. Pelo menos essa é a primeira avaliação feita pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), após o nível da água baixar no local. 

 

Em contato com o Bahia Notícias, o titular da pasta, Davidson Magalhães, revelou que houve a queda de uma parede, mas que, neste primeiro momento, tudo indica que as chuvas não comprometeram a construção. 

 

"Ainda enviaremos um engenheiro, no início da semana que vem, para fazer uma nova avaliação. Do ponto de vista visual, não tem compromisso da estrutura. O que significa que a obra é rápida. Devemos fazer um contrato emergencial para a recuperação", contou o secretário. 

 

Quando a enchente ocorreu, moradores relataram que o local onde as canoas ficam guardadas foi invadido pela água. Davidson afirmou que os responsáveis por cuidar dos equipamentos retiraram uma parte deles do local antes do transbordamento. Contudo, os que foram atingidos precisarão de uma avaliação. "Vamos ver se dá para recuperar com a manutenção. Se não, vamos reequipar o centro, que é referência nacional", destacou. 

 

Vale lembrar que essa é a segunda enchente sofrida pelo Centro de Ubaitaba em dezembro. No início do mês, o próprio Davidson afirmou que o local teve suas atividades paralisadas após o rio transbordar (confira aqui). A Setre investiu em uma reforma, que terá de ser reavaliada com a nova inundação. 

 

O Centro de Ubaitaba foi um dos três prometidos pelo governador Rui Costa (PT) em 2016, após o baiano Isaquias Queiroz conquistar três medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, uma delas ao lado do conterrâneo Erlon Souza. 

 

Campeão olímpico em Tóquio-2020 (lembre aqui), Isaquias esteve presente em Ubaitaba para ajudar as vítimas das chuvas. Ele revelou, nos stories do Instagram, uma série de doações destinadas aos desabrigados. Ao lado de sua esposa, Laina Guimarães, o atleta entregou as compras nesta quinta-feira (30), e já partiu para Ubatã, outra cidade em situação de emergência, para ajudar a população de lá. 

 

Ubatã, inclusive, deve abrigar o terceiro Centro de Canoagem prometido por Rui em 2016. As obras, que já estão 90,7% prontas (veja aqui), não foram atingidas pelas chuvas. Ainda assim, a inauguração do equipamento deve atrasar, já que a Setre tem focado seus esforços em lidar com os problemas causados pelos temporais. A última data publicada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Setre, para o torneio inicial foi 7 de fevereiro (leia aqui). 

 

O Centro de Canoagem de Itacaré, entregue em 2018, também não teve danos causados pelas chuvas. 

 

VILA OLÍMPICA DE ITABUNA TAMBÉM ALAGA 

Passando por reforma desde maio de 2021, a Vila Olímpica de Itabuna, outro equipamento do governo do estado, também alagou. No entanto, os prejuízos também não foram grandes, de acordo com Davidson Magalhães, já que o piso ainda não havia sido instalado. "Se tivesse sido estava todo perdido", afirmou, ao BN. 

 

Itabuna é uma das cidades que mais vêm sofrendo com o fenômeno, após o Rio Cachoeira subir nove metros (veja aqui). Nesta quinta, imagens mostraram que o nível da água baixou, possibilitando um trabalho maior na recuperação das estruturas.


domingo, 26 de dezembro de 2021

BRB compra naming rights do Mané Garrincha, que passará a se chamar Arena BRB

 


Após o BRB [Banco de Brasília] comprar o naming rights do estádio, o Mané Garrincha, em Brasília, passará a se chamar Arena BRB. O contrato, de R$ 7,5 milhões, é válido de 2022 a 2024. 

 

"O BRB sempre associou sua história à de Brasília e dos brasilienses. Em meio ao nosso processo de crescimento, o compromisso é reforçar essa identidade e ligação com as origens, trazendo retorno para a nossa cidade”, disse o presidente do banco, Paulo Henrique Costa.

 

Vale lembrar que o BRB tem os direitos de nomeação do ginásio Nilson Nelson, para a disputa do Novo Basquete Brasil (NBB). Como o gramado do Maracanã está sendo reformado, a Arena BRB deve sediar jogos do Campeonato Carioca - com pelo menos um clássico -, e também do Campeonato Paulista. 

 

O Campeonato Brasiliense terá três jogos na Arena, também. Além disso, a Supercopa do Brasil, marcada para 20 de fevereiro, será no estádio. A CBF tem um acordo para que o evento seja na capital federal por cinco anos (até 2024).

 

Inaugurado em 1974, o Estádio Nacional Mané Garrincha tinha a capacidade de acomodar 45,2 mil pessoas. Após a reforma, de 2010 a 2013, iniciada para receber a Copa do Mundo de 2014, a capacidade foi ampliada para 72.788 pessoas, tornando o estádio o segundo maior do Brasil, atrás do Maracanã, no Rio de Janeiro, e um dos cinco maiores da América Latina.


sábado, 25 de dezembro de 2021

Brasil fecha 2021 na segunda colocação do ranking da Fifa; Bélgica é a líder

 


O Brasil fechou o ano de 2021 na segunda colocação do ranking da Fifa com 1.826,35 pontos. A entidade, que controla o futebol mundial, divulgou nova atualização da sua lista de seleções nesta quinta-feira (23). A Bélgica segue na liderança com 1.828,45, enquanto a atual campeã mundial, França chega o pódio na terceira posição somando 1.786,15.

 

Campeões continentais, a Argentina e a Itália dispararam nos pontos acumulados em relação ao ranking de dezembro de 2020. Os argentinos aparecem no quinto lugar com 1.750,51 pontos, 108,51 a mais do que no ano passado. Já os italianos ocupam o sexto com 1.740,77, um aumento de 115,77. Porém, quem mais surpreendeu foi o Canadá. Apesar de ficar na 40ª colocação, o selecionado canadense foi o grande destaque do ano por acumular 130,32 pontos nos últimos 12 meses. O sucesso foi devido à classificação às semifinais da Copa Ouro e os bons resultados nas eliminatórias da Concacaf.

 

Com a pandemia do novo coronavírus, foram realizados apenas 352 jogos internacionais em 2020. Desde 1987, quando ocorreram 323 partidas, nunca foi registrado um número tão baixo. No entanto, após o retorno do futebol, foi alcançado o recorde de 1.116 jogos em 2021.

 

A próxima atualização do ranking da Fifa será no dia 10 de fevereiro de 2022. Confira o top 10:

 

1) Bélgica - 1.828,45 pontos
2) Brasil - 1.826,35 pontos
3) França - 1.786,15 pontos
4) Inglaterra - 1.755,52 pontos
5) Argentina - 1.750,51 pontos
6) Itália - 1.740,77 pontos
7) Espanha - 1.704,75 pontos
8) Portugal - 1.660,25 pontos
9) Dinamarca - 1.654,54 pontos
10) Holanda - 1.653,73 pontos


CBF tem proposta para realizar Supercopa entre Atlético-MG e Flamengo nos Estados Unidos

 


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu uma proposta para realizar a decisão da Supercopa do Brasil de 2022 nos Estados Unidos. De acordo com o site ge.globo, um grupo americano que levar o jogo entre Atlético-MG e Flamengo para Orlando, na Flórida, no mês de julho. A partida seria no Camping World Stadium, previsto para ser uma das sedes americanas na Copa do Mundo de 2026.

 

Além da Supercopa, a ideia inicial que Atlético-MG e Flamengo fizessem uma outra partida contra um gigante europeu nos Estados Unidos. Porém, o entrave foi a longa duração da viagem, pois obrigaria repor as rodadas do Brasileirão em data Fifa. Com isso, a proposta acabou sendo somente para a decisão entre o campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão contra o vice-campeão brasileiro. A exigência dos clubes é que o compromisso no Brasileiro seja adiado para que não tenham desfalques de atletas convocados para as seleções.

 

A CBF vê a proposta com bons olhos, diante dos exemplos europeus. Espanha, Itália e França já tiveram edições das suas Supercopas no Oriente Médio, o que possibilita explorar novos mercados. Enquanto Atlético-MG e Flamengo avaliam o impacto ao longo da disputa do Brasileirão.

 

Em novembro, a CBF anunciou o calendário da temporada de 2022 e a Supercopa ficou agendada para o dia 20 de fevereiro, três dias antes do início da Copa do Brasil.


Vitória confirma Dado Cavalcanti no comando técnico da equipe em 2022

 


O Vitória oficializou por meio de suas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (23), a contratação do técnico Dado Cavalvante para a temporada 2022. Depois de manter o Bahia na Série A em 2020 e ganhar a Copa do Nordeste deste ano também pelo tricolor, Dado terá a missão de levar o rubro-negro de volta à Série B do Campeonato Brasileiro.

O treinador tem 40 anos e tem passagem por clubes como Santa Cruz, América-RN, Central, Icasa, Ypiranga-PE, Luverdense, Mogi Mirim, Paraná, Coritiba, Ponte Preta, Náutico, Ceará, Paysandu, CRB, Ferroviária e Bahia.

Suas principais conquistas, além do Nordestão, são: Copa Verde (2016 e 2018), Campeonato Paraense, Campeonato Mato-grossense e dois Rondonienses. Ele ainda foi escolhido o melhor técnico do Campeonato Paulista, em 2013.


sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Empresário americano assina pré-contrato para compra da SAF do Botafogo

 


Depois do Cruzeiro se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e ser adquirido pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno, outro tradicional clube brasileiro se tornou uma SAF e tem pré-contrato de compra assinado com um empresário: O Botafogo, do Rio de Janeiro.

O empresário americano John Textor e o Botafogo assinaram nesta sexta-feira um pré-contrato que dá ao empresário inglês a prioridade na compra da SAF do clube alvinegro.

O americano já é dono de 18% das ações do Crystal Palace, que disputa a Premier League.

Na negociação, John Textor deve fazer um empréstimo-ponte para viabilizar a operação do Botafogo no primeiro semestre de 2022. A expectativa dos executivos que tocam a negociação é que o processo de compra possa ser concluído até metade de janeiro.

A previsão é que o empresário invista aproximadamente R$ 400 milhões no Botafogo.

Quem é John Textor?
Textor é um empresário americano com negócios ligados à mídia. Foi executivo da Digital Domain, empresa de efeitos especiais que trabalhou em diversos filmes. Ele comprou a participação no Crystal Palace em agosto por 103 milhões de euros. Sua oferta de 50 milhões de euros por 25% do Benfica acabou não prosperando.

O empresário começou sua carreira como programador. Depois da Digital Domain, ele fundou e foi executivo principal da fuboTV, empresa de streaming baseada nos EUA com foco em distribuição esportiva e entretenimento em geral. O IPO (lançamento de ações) da fuboTV na Bolsa de Nova York gerou uma avaliação de US$ 8 bilhões (cerca de R$ 45 bilhões) em outubro de 2020.

O empresário americano está montando um portfólio de clubes ao redor do mundo. Além de ter 18% das ações do Crystal Palace, Textor tentou negociar também a compra da SAD (Sociedade Anônima de Desportos) do Benfica, mas o negócio acabou não saindo. O americano está perto de adquirir participação no RWD Molenbeek, da segunda divisão belga.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Bahia anuncia primeiros três reforços; zagueiro Conti não fica

 


Depois de divulgar, na segunda-feira (20), a proposta de orçamento de R$ 95 milhões para o próximo ano, o Bahia acelerou a divulgação das mudanças no elenco para a próxima temporada. Na terça (21), o clube confirmou as chegadas do lateral-esquerdo Djalma, ex-Operário-PR, e do volante Rezende, ex-Goiás. A agremiação já havia anunciado o lateral-esquerdo Luiz Henrique, ex-Londrina. Todos os três disputaram a Série B este ano.

Nomes referência no elenco atual podem estar de saída. Avaliado em 2 milhões de Euros (mais de R$ 12 milhões), o zagueiro Conti não terá o contrato renovado após o fim do empréstimo, este mês. O martelo já foi batido. Em negociação para renovar, o meia Rodriguinho e o atacante Rossi estão em conversas também com Santos e Athlético-PR, respectivamente. Já o artilheiro Gilberto pode ir para o Fortaleza-CE, que disputará a fase de grupos da Libertadores em 2022.

Entre os atletas do tricolor que estavam emprestados, o meia Marco Antônio deve mesmo retornar. O zagueiro Ignácio, que estava na Chapecoense, será reintegrado ao grupo no CT Evaristo de Macedo. Ainda não foi divulgada como ficará a situação do lateral-esquerdo Moisés, que tem opção de compra em favor do Internacional-RS. O meia Eric Ramiresse transferiu ao Bragantino, que pagou a multa de R$ 12 milhões.

O presidente Guilherme Bellintani promete divulgar em breve um posicionamento sobre o atacante Clayson. O atleta está envolvido em uma investigação policial acusado de agredir uma mulher em Cuiabá (MT), onde atuou no clube de mesmo nome na atual temporada


segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Ronaldo ‘Fenômeno’ anuncia compra de 90% das ações e se torna investidor do Cruzeiro

 



O ex-atacante Ronaldo Nazário está comprando o clube que o revelou para o futebol: o Cruzeiro. Neste sábado (18), o empresário acertou a compra de parte das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) que comandará o futebol do clube a partir de 2022. O ex-atacante acertou pagar R$ 400 milhões por 90% das ações da SAF.

A aquisição ocorre um dia depois do clube mineiro aprovar mudança no estatuto que permitiu a venda de até 90% das ações da S.A.

O investimento de Ronaldo será realizado por meio da empresa Tara Sports. O clube mineiro tinha outras duas propostas efetivas em mão.

Ronaldo, de 45 anos, atualmente também é dono do Valladolid, clube da Segunda Divisão da Espanha. Em 2018, adquiriu 51% das ações por 30 milhões de euros.


segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Após rebaixamento, Vitória marca reapresentação de jogadores

 


O Vitória já tem data para começar a se preparar para as competições de 2022. O clube marcou para o dia 3 de janeiro, uma segunda-feira, às 8h30, a reapresentação de seu elenco na Toca do Leão. Será o reencontro do time após o rebaixamento para a série C do Brasileiro. 

Com o retorno em janeiro, a pré-temporada do rubro-negro terá pouco mais de 10 dias. O primeiro compromisso da equipe será o Campeonato Baiano. A competição tem a primeira rodada programada para os dias 15 e 16 de janeiro. A tabela ainda será divulgada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Segundo informações do clube, os jogadores, integrantes da comissão técnica e funcionários serão submetidos a testes de Covid-19 na reapresentação. Nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, os atletas passarão por avaliação médica e fisiológica. A ideia do clube é, durante a pré-temporada, promover um amistoso ou jogo-treino, como preparação para estreia no Campeonato Baiano.

O rubro-negro, que disputa o Campeonato Baiano, a Série C e a Copa do Brasil em 2022.


domingo, 12 de dezembro de 2021

Atlético-MG goleia o Athletico-PR em jogo de ida da final DA Copa do Brasil

 


O Atlético-MG conquistou uma grande vantagem no jogo de ida da final da Copa do Brasil, disputado neste domingo (12) contra o Athletico-PR, no Mineirão. Sem sofrimento, o Galo fez 4 a 0, vai bastante tranquilo para o jogo de volta e exigirá uma missão quase impossível do Furacão.

Hulk abriu o placar no início da partida, de pênalti. Keno fez o segundo, em chute de fora da área, e Vargas marcou dois, que sacramentaram a vitória.

A torcida mineira começou a gritar "É campeão!" assim que o placar se tornou goleada. Por sua vez, os torcedores do Furacão começaram a sair do Mineirão minutos antes do fim do confronto.

Os times voltam a campo na quarta-feira (15), na Arena da Baixada, para dar ares finais ao confronto.


Com ultrapassagem na última volta, holandês Max Verstappen é campeão mundial de F1 pela 1ª vez

 


Nem o maior fã de Fórmula 1 poderia imaginar que a última etapa do campeonato mundial de 2021 seria tão maluca assim. Isso porque o holandês Max Verstappen, 24 anos, ultrapassou o inglês Lewis Hamilton, 36, na última volta do GP de Abu Dhabi e levou o título pela primeira vez na carreira.

Os dois estavam empatados com 369,5 pontos na tabela e quem terminasse na frente na corrida deste domingo (12) seria o campeão. Verstappen largou em 1º lugar, mas foi ultrapassado por Hamilton já na volta inicial e a disputa permaneceu assim até a volta número 54, das 58 possíveis. 

Em entrevista após o fim da corrida, Lewis Hamilton parabenizou o concorrente e disse que deu tudo de si na temporada. “Em primeiro lugar, um grande parabéns ao Max e à sua equipe. Mas estou muito orgulhoso da minha própria equipe e demos tudo. Me senti muito bem com o carro nos últimos meses. Veremos o que acontece no próximo ano", comentou o inglês.

O canadense Nicolas Latifi bateu o carro e o safety car precisou entrar na pista. Dessa forma, os 11 segundos que Hamilton tinha de vantagem sobre Max foram reduzidos para menos de 1 segundo. Na relargada, que aconteceu na volta 57, Verstappen e Hamilton ficaram roda a roda e disputaram o primeiro lugar.

O holandês classificou o momento como "inacreditável". "“É uma loucura. Não sei o que dizer. Estou muito feliz pela equipe e por todos esses caras. Eu amo muito trabalhar com eles. Finalmente, hoje tive um pouco de sorte. Minha equipe sabe que eu os amo e quero fazer isso com eles pelos próximos 10 ou 15 anos".

O pódio ficou completo com Carlos Sainz, da Ferrari. Já o campeonato das construtoras terminou com o título da Mercedes e, em segundo, a Red Bull.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Terceira e última turma é convocada para XVIII Pré-temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia

 


A Federação Bahiana de Futebol concluirá, no próximo sábado (11), a XVIII Pré-temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia. A entidade convocou, nesta terça-feira (7), a terceira e última turma para participar do evento.

O último grupo de 50 árbitros e assistentes se apresentará para os trabalhos na próxima quinta-feira (9). Eles participarão de treinamentos e avaliações para as competições da temporada 2022 do futebol baiano.

As palestras, aulas e avaliações teóricas serão realizadas no auditório da FBF. Já os treinamentos técnicos e avaliação física acontecerão no Estádio de Pituaçu.

A terceira turma será instruída por Sérgio Cristiano Nascimento, instrutor designado pela CBF. Completam o corpo docente o presidente da Ceaf-BA, Jailson Freitas, o vice-presidente, Vidal Cordeiro Lopes, o instrutor físico da Comissão, Ademilton Piedade Carigé, a psicóloga Thaíse Coutinho e os demais integrantes da Ceaf-BA.

Ao final dos trabalhos, a FBF terá preparado o total de 150 profissionais do apito para a próxima temporada.

Confira abaixo a relação de convocados e a programação da 3ª turma:

Convocados

Programação

Bahia perde para o Fortaleza e cai para a Série B pela 4ª vez em sua história

 


O Bahia está rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2021. Com a derrota para o Fortaleza nesta quinta-feira (9), por 2 a 1, o Esquadrão entrou na zona da degola na última rodada e jogará a Série B em 2022.

O Bahia abriu o placar no primeiro tempo com Rodriguinho, de pênalti. Wellington Paulista e Iago Piachu, ambos também de pênalti, fizeram os gols do tricolor cearense. 

É o quarto rebaixamento do Bahia para a Segunda Divisão em sua história. Caiu antes em 1997, 2003, 2014 e agora em 2021 (em 2015, o clube também caiu de divisão: da Série B para a C).  


quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

O cálculo para não cair: os resultados que salvam o Bahia do rebaixamento

 



Depois de vencer o Fluminense no último domingo por 2 a 0, o Bahia conseguiu sair da zona de rebaixamento. No entanto, ainda pode retornar nesta rodada caso Cuiabá e Juventude vençam seus jogos. As duas partidas acontecem nesta segunda-feira (6). 

O Juventude joga contra o São Paulo, no Morumbi, às 19h, e o Cuiabá enfrenta o Fortaleza na Arena Pantanal, às 20h. Para o Bahia jogar a última rodada fora da zona, o ideal seriam que os dois clubes verdes perdessem seus jogos. 

Caso os dois pontuem (mesmo que seja empatando), além de recolocar o Bahia na zona, o Grêmio será matematicamente rebaixado com antecedência.  

Na última rodada, o Bahia enfrenta o Fortaleza, quinta-feira (9), na Arena Castelão. O último jogo do Juventude é contra o Corinthians, em Caxias do Sul. O Cuiabá enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. Já o Grêmio joga contra o campeão Atlético-MG, em Porto Alegre. Todas as partidas da última rodada serão às 21h30. 


Partidas desta segunda (6) na luta contra o rebaixamento

São Paulo x Juventude, 19h - resultado ideal para o Bahia: derrota do Juventude

Cuiabá x Fortaleza , 20h - resultado ideal para o Bahia: derrota do Cuiabá
 

Partidas de quinta (9) na luta contra o rebaixamento
 

Fortaleza x Bahia, 21h30 - resultado ideal para o Bahia: vencer o Fortaleza ou até empatar 

Juventude x Corinthians, 21h30 - resultado ideal para o Bahia: derrota do Juventude ou até empate, caso perca do São Paulo

Santos x Cuiabá, 21h30 - resultado ideal para o Bahia: derrota do Cuiabá, ou até empate caso perca do Fortaleza

Grêmio x Atlético-MG, 21h30 - resultado ideal para o Bahia: derrota do Grêmio


Baiano Isaquias Queiroz conquista título de Melhor Atleta do Ano

 


O canoísta baiano Isaquias Queiroz conquistou o prêmio de Melhor Atleta do Ano nesta terça-feira (7), em cerimônia realizada no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, Além de Isaquias, o título também foi concedido à ginasta Rebeca Andrade. Os dois atletas, campeões olímpicos nos Jogos de Tóquio, foram eleitos por um júri especializado e superaram outros grandes nomes do esporte na temporada.

Com mais um título no currículo, Isaquias Queiroz se tornou o maior vencedor do Prêmio Brasil Olímpico (PBO). O atleta já foi coroado como melhor do ano outras três vezes e, com a premiação mais recente, se torna o recordista da categoria, deixando para trás Cesar Cielo (natação), que ganhou três vezes. 

"Honramos a bandeira do Brasil", disse Isaquias. "Agora meu foco é buscar outra medalha nos Jogos de Paris, em 2024. Muita gente fala que Paris é logo ali, mas não é bem isso. Tem muito sofrimento até lá, muito treino para chegar bem na Olimpíada. O objetivo é chegar à minha sexta medalha olímpica", continuou, contando com os pódios na prova de C2 500m e C1 1.000m.

Isaquias superou na votação dos especialistas outros dois campeões olímpicos de Tóquio: Hebert Conceição (boxe) e Italo Ferreira (surfe). Já Rebeca levou a melhor diante de outras duas medalhistas no Japão: Ana Marcela Cunha, que foi ouro na maratona aquática, e Rayssa Leal, que ganhou a prata no skate.

"Estar aqui é muito legal, pois as lembranças voltam e fico um pouco nostálgico. Enxergo o futuro com muita coisa boa por vir e ganhar aquela medalha de ouro foi um sentimento único. Sempre vem um filme na cabeça", comentou Jardine, que é funcionário da CBF e foi premiado como técnico dos esportes coletivos. Ele também se mostrou feliz por ver Tite, técnico da seleção principal, utilizando jogadores que estiveram em Tóquio.

O PBO é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 1999 e no ano passado não foi realizado por causa da pandemia de Covid-19. 


quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Sem o Vitória, clubes baianos conhecem seus adversários no Nordestão 2022

 


Os dois representantes da Bahia na Copa do Nordeste já sabem quem serão seus adversários na competição ano que vem. Nesta segunda-feira (6) ficou definido, por sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o confronto da primeira fase da Lampions League. Sem o Vitória, eliminado na fase pré-Nordestão, os dois clubes baianos são: Bahia (atual campeão regional) e Atlético de Alagoinhas (atual campeão baiano).

O Tricolor vai ficar no Grupo B, ao lado de Ceará, Náutico, CRB, Botafogo-PB, Altos, Floresta e Sousa-PB. O Atlético de Alagoinhas fica no Grupo A, com : Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo-RN e Sergipe.

Pelo regulamento, os confrontos são espelhados. O Bahia enfrenta os times do Grupo A e o Carcará, os times do grupo B. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final.


domingo, 5 de dezembro de 2021

Arrasador no primeiro tempo, Bahia vence Fluminense e sai do Z-4

 


O Bahia venceu o Fluminense neste domingo (5), por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 37ª jornada do Brasileirão. Os gols da partida foram marcados por Gilberto.

Com o resultado positivo, o tricolor vai dormir fora do Z-4 ao somar 43 pontos, assumindo o 15º lugar deixando para trás Juventude e Cuiabá, respectivamente 16º e 17º, por ter mais triunfos do que os concorrentes. 

Na última rodada do Brasileirão, Bahia decide a permanência na série A na próxima quinta (9), às 21h30, diante do Fortaleza, na Arena Castelão.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Justiça determina realização de novas eleições para a CBF

 


A Justiça do Rio restabeleceu, nessa terça-feira (30), os efeitos da decisão judicial que determinou a realização de novas eleições para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por dois votos a um, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça foi favorável ao recurso de agravo interno interposto pelo Ministério Público do Rio Janeiro (MPRJ). A ação civil pública, ajuizada pelo MPRJ em 2017, demonstrou que a entidade desrespeitou a Lei 9.615 (Lei Pelé), ao realizar assembleia para reforma estatutária, no dia 23 de março de 2017, sem respeitar a convocação obrigatória dos representantes dos clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Efetivamente, tornam-se nulas as alterações que modificaram as regras eleitorais da entidade. Com isso, de acordo com a Justiça, uma nova assembleia deverá ser realizada, em um prazo de 30 dias, para a discussão desses assuntos. Além das 27 federações, terão de ser convocados os clubes integrantes do Colégio Eleitoral: os da primeira divisão, na forma do Artigo 22, Parágrafo 4º, I e II, do Estatuto de 2015, que estava em vigor à época – a inclusão dos de segunda divisão se deu justamente por causa da modificação eleitoral ocorrida em março de 2017.

Manobra

Para o MPRJ, a CBF realizou uma manobra para aprovar o novo estatuto, prevendo critério diferenciado de valoração de votos que impede os clubes de constituírem maioria nas eleições. De acordo com a ação, na assembleia deliberativa os clubes da segunda divisão ganharam poder de voto (peso 1). Porém, uma cláusula passou a definir que nas assembleias gerais de natureza eleitoral, cada voto das federações filiadas tem peso três. Já os votos dos clubes da primeira divisão passaram a ter peso dois. Antes, todos tinham peso um.

De acordo com a ação, com a inclusão dos times da Série B, adequando-se, enfim, o Estatuto da CBF aos preceitos da Lei Pelé, pela primeira vez, os clubes de futebol, poderiam alcançar maioria de votos, frente às federações e, assim, incrementar a participação na gestão do esporte. Se as alterações no valor dos votos não tivessem sido adotadas, os 20 clubes da primeira divisão, somados aos 20 da segunda divisão, atingiriam o total de 40 votos. Enquanto isso, as federações permaneceriam com 27.


quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Atlético-MG vence de virada, conquista o título e complica a vida do Bahia

 


A torcida do Bahia foi do céu ao inferno em seis minutos na Arena Fonte Nova no jogo contra o Atlético/MG na noite desta quinta-feira (02). O tricolor conseguiu abrir dois a zero aos 20 minutos do segundo tempo e seis minutos depois já havia sofrido a virada.
 
O Galo comemorou o bicampeonato da Série A do Brasileirão na Arena Fonte Nova, após 50 anos de espera. Já o Tricolor de Aço se complica de vez na luta contra o rebaixamento e continua na zona de rebaixamento. O Bahia vai precisar vencer as próximas duas e últimas partidas para escapar matematicamente da degola.
 
O jogo
As duas equipes estavam se respeitando demais e não conseguiam furar a marcação.  Nas tentativas de jogadas mais ousadas, acabaram errando o passe, principalmente o tricolor. Nenhuma das duas equipes tiveram chances claras de gol no primeiro tempo.
 
Só aos 39 minutos Nacho Fernández recebeu belo passe na direita, invadiu a área e bateu de chapa no canto, mas Danilo Fernandes estava atento e fez grande defesa.
 
O Bahia melhorou no retorno da segunda etapa e conseguiu articular melhor as jogadas. Aos 10 minutos, Raí teve uma boa chance chutando rasteiro da entrada da área, mas o goleiro Everson foi no canto direito para fazer a defesa.
 
Aos 16 minutos, porém, Everson não teve como evitar. Mugni cobrou o escanteio e Luis Otávio foi no terceiro andar cabecear no ângulo esquerdo. Alívio para os corações dos 29.228 tricolores que pagaram ingresso para fazer festa na Fonte Nova.
 
Quatro minutos depois, Matheus Bahia recebe passe de Rodriguinho e cruza rasteiro para Gilberto dar um toquinho e colocar para o fundo das redes. Explosão na Fonte.
 
O Atlético não desistiu e aos 26 minutos o meia Sasha se jogou ao sentir o contato do zagueiro Luís Otávio e o juiz marcou o pênalti. Hulk bateu aos 27 e diminuiu para o Galo.
 
Logo depois da retomada do jogo, Keno recebeu na entrada da área, cortou para dentro e bateu para o fundo das redes.
 
O Bahia sentiu demais os dois gols em praticamente dois minutos e quatro minutos depois sofreu a virada. Keno, mais uma vez, recebeu na entrada da grande área, dominou com uma perna e bateu com a outra, sem chances para Danilo Fernandes.
 
Balde de água fria para a torcida tricolor na Arena e festa em Belo Horizonte.  
 
O resultado manteve o Bahia na 17ª colocação com 40 pontos. O Atlético/MG chegou aos 81 pontos e conquistou o título da competição. O Tricolor de Aço recebe o Fluminense na Arena Fonte Nova no próximo domingo (05), às 16h. No mesmo dia e horário, o Galo encara o Bragantino no Mineirão, no jogo de entrega da taça.

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Bahia sofre virada para o Atlético/GO nos acréscimos e pode voltar para zona

 


O Bahia perdeu o duelo direto na fuga contra o rebaixamento na noite desta segunda-feira (29) em Goiânia, contra o Atlético/GO ao levar 2 a 1, em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão. O tricolor saiu perdendo o jogo, conseguiu o empate, mas sofreu a virada aos 47 minutos do segundo tempo. Para se manter fora do Z-4 agora, o time vai precisar torcer para o Juventude ser derrotado pelo Bragantino nesta terça-feira (30).

O Atlético/GO abriu o placar aos 13 minutos do segundo tempo. O zagueiro Gustavo Henrique vacilou e perdeu a bola na lateral da grande área para o atacante Janderson, que seguiu em direção ao gol até ser derrubato pelo meia Lucas Mugni. O juiz marcou o pênalti e Marlon Freitas converteu a cobrança ao bater rasteiro no cantinho.

O Bahia não se abateu e foi em busca do empate, que veio 12 minutos depois. O atacante Hugo Rodallega aproveitou a sobra de bola na grande área, após cruzamento, e chutou no canto de Fernando Miguel. Foi o sexto gol do colombiano com a camisa tricolor.

O jogo ficou mais aberto com as duas equipes buscando a vitória e foi o Atlético/GO que conseguiu a virada com Janderson, aos 47 minutos do segundo tempo. Em jogada de contra-ataque, ele invadiu a área pela esquerda e bateu forte cruzado, sem chances para Danilo Fernandes.

O resultado manteve o Bahia com 40 pontos na 16ª colocação. O Atlético/GO agora soma 44 pontos na 13ª posição. O Tricolor de Aço recebe o Atlético/MG na Arena Fonte Nova na próxima quinta-feira (02), às 18h. Já o Atlético/GO só joga na próxima segunda-feira (06), quando vai a Porto Alegre (RS) enfrentar o Internacional.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Messi vence 7ª Bola de Ouro e se iguala a Pelé como maior campeão

 


Sete vezes Lionel Messi. O argentino do Paris Saint-Germain recebeu nesta segunda-feira (29) a Bola de Ouro, prêmio concedido pela revista France Football, em evento realizado em Paris. Ele superou Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, segundo lugar.

Como "prêmio de consolação", o polonês venceu a disputa pelo título de atacante do ano. Ao todo, ele marcou 63 gols e deu dez assistências.

Jorginho, brasileiro naturalizado italiano, campeão da Eurocopa e também da Champions League com o Chelsea, ficou com a terceira posição. Fora ele, o brasileiro mais bem colocado foi Neymar, na 16ª posição. Pentacampeão da premiação, Cristiano Ronaldo ficou apenas na sexta posição.

Fonte: R7.com


Renato Gaúcho não é mais treinador do Flamengo

 


O Flamengo, vice-campeão da Libertadores da América de 2021, anunciou nesta segunda-feira (29), a saída do técnico Renato Gaúcho. De acordo com o Globo Esporte, a decisão foi tomada pela diretoria, após conversa com o treinador.

Maurício Souza, ex-sub-20 e que vinha sendo auxiliar na comissão de Renato, comandará o time até o fim do Campeonato Brasileiro.

Com contrato até o fim do ano, Renato já não seguiria no clube em 2022 por opção da diretoria e do próprio treinador. As duas partes consideravam não haver mais clima diante do trabalho e dos resultados. Restava a decisão da ruptura imediata ou ao término do Brasileirão. Pela questão da logística de voltar no mesmo voo e do sentimento pela derrota, a diretoria do Flamengo evitou bater o martelo na capital uruguaia.

Sob o comando de Renato Gaúcho, o Flamengo foi eliminado pelo Athletico-PR na semifinal da Copa do Brasil e perdeu o título da Libertadores para o Palmeiras. O treinador deixa o time na vice-liderança do Brasileirão, com remotas chances de título.

Ao todo, Renato comandou o Flamengo em 38 jogos, com 25 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, um aproveitamento de 72,8%.