Recordista mundial de saltos com paraquedas, Aida Gemaque, mais conhecida como “Vovó Iaiá”, morreu na manhã desta quinta-feira (9) aos 110 anos no Hospital de Emergência de Macapá.
Segundo a família, ela estava internada desde 31 de março após uma queda dentro de casa onde fraturou o fêmur. Ela teve complicações e não resistiu. A família aguarda o atestado de óbito para identificar a causa.
Vovó Iaiá, que praticava vários esportes, inclusive os radicais, ganhou fama em 2015, quando, aos 105 anos, se tornou a idosa com maior número de saltos com paraquedas, batendo o recorde mundial.
Ela também escreveu seu nome no livro dos recordes como a mulher mais velha a saltar de paraquedas, aos 100 anos na época.Ela também escreveu seu nome no livro dos recordes como a mulher mais velha a saltar de paraquedas, aos 100 anos na época.
Em 2016, viveu uma das maiores emoções da vida ao conduzir a tocha e acender a pira olímpica no Amapá em virtude das Olimpíadas do Rio.
Nascida no dia 20 de novembro de 1909, no município de Chaves (PA), e moradora de Macapá desde 1959, Vovó Iaiá iniciou no mundo esportivo praticando natação.
Nos últimos anos, Vovó Iaiá, mantinha suas atividades participando de um projeto esportivo para idosos, desenvolvido pela Secretaria de Desporto e Lazer do Amapá (Sedel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário