CATEGORIA

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Apaixonada por cachorros, Marta vai construir no Sertão abrigo para animais abandonados

Marta é dona dos cachorros Zoe e Zeca — Foto: Reprodução/Instagram

Marta irá presentear a sua cidade natal com um abrigo para cães e gatos de rua. O lar ainda não tem nome, mas a camisa 10 da seleção brasileira anunciou nesta terça a novidade pelo Instagram Esse abrigo para animais abandonados vai ser construído na cidade de Dois Riachos, no Sertão de Alagoas. A jogadora, que tem os cachorrinhos Zoe e Zeca, comemora os avanços do projeto.
Mesmo com a boa ação, Marta foi informada que o número de animais de rua estava aumentando, porque os moradores estavam abandonando os bichinhos pela cidade. Ela disse estar entristecida com a notícia.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Definidos os confrontos do Intermunicipal 2019


Foi concluída neste domingo (15) a primeira fase do Intermunicipal 2019. Das 65 Seleções que iniciaram a disputa, 48 garantiram vagas na segunda fase da competição.
 
Seguem na competição Quijingue, Canudos, Santaluz, Araci, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Piritiba, João Dourado, Conceição do Coité, Valente, Retirolândia, Serra Preta, Ipirá, Ruy Barbosa, Pojuca, Camaçari, Terra Nova, Santo Amaro, Saubara, Madre de Deus, Santa Bárbara, Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Cachoeira, Conceição da Feira, São Félix, Nazaré, Maragojipe, Valença, Ibirapitanga, Ibirataia, Jaguaquara, Vitória da Conquista, Guanambí, Itapetinga, Itambé, Uruçuca, Ibicaraí, Itajuípe, Camacan, Pau Brasil, Itajú do Colônia, Itarantim, Belmonte, São José da Vitória, Porto Seguro, Itamaraju e Prado.
 
Já Paulo Afonso, Tucano, Capim Grosso, Morro do Chapéu, São Domingos, Baixa Grande, Araçás, Lauro de Freitas, Conceição do Jacuípe, Governador Mangabeira, Ubaíra, Maracás, Poções, Aurelino Leal, Santa Luzia, Ilhéus e Eunápolis deram adeus ao campeonato.
 
Os destaques da sexta e última rodada da primeira fase foram as equipes de Saubara e Pau Brasil, que golearam Lauro de Freitas e Santa Luzia, respectivamente, por 7 a 0. Outras goleadas também foram registradas neste domingo. Foram elas Serra Preta 4 a 1 Ruy Barbosa, Governador Mangabeira 2 x 6 Conceição da Feira, Valença 5 x 0 Ubaíra, Ibirapitanga 3 x 0 Maracás, Itapetinga 3 x 0 Itambé, Uruçuca 3 x 0 Aurelino Leal e Porto Seguro 3 x 0 Itamaraju.

Após a conclusão da fase de classificação, apenas uma seleção avançou para a segunda fase com 100% de aproveitamento. Vitória da Conquista só venceu no certame até aqui. Porém, também seguem como invictas, mas com empates, as seleções de Santaluz, Piritiba, Cachoeira, Itapetinga, Camacan e Itarantim.
 
A segunda fase será iniciada no próximo domingo (22), com a rodada de ida. Já os confrontos de volta serão reizdos no dia 29 de setembro.
 
Os duelos da segundo fase você pode conferir abaixo:
 
 

domingo, 15 de setembro de 2019

Bahia empata com Fortaleza na Arena Fonte Nova

Foto: Divulgação/E.C.Bahia

O tricolor de aço empatou em 1 a 1 com o Fortaleza, neste domingo (15), na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 19° rodada da Série A.
Felipe Pires abriu o marcador para os visitantes, mas o tricolor Gilberto empatou de pênalti.
Com o empate, o Bahia segue na  7ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos .
O próximo jogo do Bahia é contra o Corinthians, sábado (19), na arena Corinthians (Itaquerão), às 19h, em São Paulo (SP).

Vitória perde para o Guarani na primeira partida na Arena Fonte Nova

Foto: Divulgação/Vitória

Na primeira partida disputada na Fonte Nova após a “mudança” para a arena, o Vitória foi derrotado por 1 a 0 pelo Guarani e se manteve perigosamente próximo à zona de rebaixamento – o Leão da Barra tem 24 pontos, apenas um a mais que o Criciúma, clube que ocupa a posição mais alta entre os que estão no Z4.
O Guarani, que ocupava a lanterna da competição antes do início da rodada, alcançou o triunfo com um gol aos 24 minutos do primeiro tempo. Os campineiros tiveram uma boa atuação na primeira metade da partida, mas passaram a sofrer com a pressão do Vitória na etapa complementar. O Leão, no entanto, não conseguiu traduzir as chances criadas em gols, amargando a derrota na “nova casa”.
Na próxima terça-feira (17), o Vitória visita o São Bento, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Uma semana depois, volta a atuar em Salvador, contra o Atlético-GO, em busca da primeira vitória na Fonte Nova no campeonato.

FBF celebra 106 anos de fundação e é homenageada por filiados e personalidades


Este sábado (14) é dia de festa no futebol baiano. Uma das mais antigas Federações do país, a Federação Bahiana de Futebol completa 106 anos de fundação.
 
Fundada em 14 de setembro de 1913, a entidade construiu, ao londo destes 106 anos, uma historia de sucesso. Dedicação e trabalho não faltaram a quem por ela passou.
 
Foram diversos presidentes que contribuíram para a trajetória brilhante da FBF. Entre eles estão nomes como Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade, Virgílio Elísio e Ednaldo Rodrigues.
 
Em janeiro deste ano, assumiu a presidência da entidade o jovem Ricardo Nonato Macedo de Lima. Aos 36 anos, o analista de sistemas ingressou na FBF em 2004, como estagiário do Departamento de Tecnologia da Informação. Em seguida, ele atuou como Delegado Financeiro e passou pelos Departamentos de Competições e de Registros. Neste último, foi coordenador, subdiretor e diretor. De 2015 ao início de 2019, Ricardo Lima foi vice-presidente na gestão de Ednaldo Rodrigues.
 
Ao lado do presidente no comando da entidade está o advogado Manfredo Lessa Pinto, de 52 anos. A história do vice-presidente na FBF começou há 25 anos, em 1994, quando, após atuar como procurador do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia, ingressou na Federação no cargo de assessor jurídico. Já de 2009 a 2015, ele foi vice-presidente pela primeira vez, durante um mandato de Ednaldo Rodrigues. 
 
Entidade máxima do futebol no estado, a FBF tem no seu calendário sete competições oficiais e colabora, como parceira, de muitas outras, organizadas por Ligas Desportivas e prefeituras.  É de responsabilidade da entidade a organização do Baianão Profissional Série A, Baianão Profissional Série B, Baianão Sub-20, Baianão Sub-15 e Sub-17, Campeonato Intermunicipal, Baianão Feminino e Copa Governador do Estado. Esta última é uma competição opcional e não é realizada em todas as temporadas.
 
Já entre as que a FBF atua como parceira e colaboradora, estão Copas Regionais de seleções adultas, organizadas pelas ligas municipais, Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 e Copa Metropolitana Sub-15, elaboradas pela Sudesb, Campeonatos Regionais Sub-12 à Sub-15, promovidas pelo Esporte Clube Vitória, Red Ball Cup, organizada pela Rede Record, a Copa Salvador de Futebol Dente de Leite em parceria com a prefeitura, e a Salvador Cup Sub-13/15/17, organizada pela Salvador Produções e o Jacuipense.
 
Nesta data importante, o presidente Ricardo Lima não esqueceu de agradecer o apoio de todos que contribuem e contribuíram para o sucesso da FBF. "Neste dia de festa para a entidade, não posso deixar de agradecer aos nossos filiados, Conselho Fiscal, árbitros, Governo do Estado, Prefeituras, imprensa esportiva, torcedores, Tribunal de Justiça do Futebol da Bahia, Polícia Militar, Ministério Público, CBF, patrocinadores e parceiros. Divido as felicitações recebidas, também, com nossos diretores, funcionários e colaboradores. Sem eles, nada disso seria possível. São 106 anos de uma bela história. Tenho a certeza de que, juntos, escreveremos muito mais capítulos de sucesso", disse.
 
História - A história da FBF começou a ser escrita em 1901, antes mesmo de sua fundação. Em 28 de outubro daquele ano, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos um até então desconhecido objeto que trouxe na bagagem de uma viagem para a Inglaterra. Era uma bola.
 
No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol no Estado.
 
Nos anos seguintes, o esporte passou por diversas adaptações. Regras oriundas da Europa foram trazidas e os primeiros clubes foram surgindo no Estado. O primeiro deles foi o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. Não demorou muito após o primeiro jogo e o futebol cresceu de uma maneira que foi preciso ser criada uma entidade para dar conta da organização de partidas e campeonatos. Foi aí que, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).
 
A LBST realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas, oito anos depois, passou por uma série de dificuldades e acabou fechada. Porém, a força que o futebol já havia construído não abalou o esporte e, no dia 14 de setembro de 1913, foi fundada a Federação Bahiana de Futebol.
 
Homenagens - Durante as últimas horas, diversos dirigentes autoridades e parceiros enviaram mensagens de felicitações à FBF. Foram presidentes de clubes e ligas, autoridades e representantes de órgãos públicos que não deixaram a data passar em branco.
 
Confira abaixo algumas mensagens:
 
Flávio Gonçalves - Diretor-Geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb)
 
Os baianos são apaixonados por futebol. É o trabalho da federação baiana ao longo desses anos que permitiu que essa paixão se consolidasse e ampliasse. Organizar e promover o futebol em um estado com a dimensão da Bahia é um desafio. Desde 2016 a TVE é parceira da FBF na transmissão ao vivo de diversas competições. Podemos verificar como a federação é presente em cada território apoiando jogadores, comissões técnicas e de arbitragem e permitindo com que o futebol se desenvolva social, econômica e tecnicamente. Nossos parabéns a todos que construíram esse trabalho ao longo dos últimos 106 anos. Sucesso ao futebol da Bahia.
 
Luís Rogério Sena - Presidente da Liga Santamarense de Futebol
 
A Liga Santamarense De Futebol vem parabenizar a Federação Baiana de Futebol pela passagem dos seus 106 anos de existência, resistência e de um excelente desenvolvimento do esporte na Bahia. Estou há quase 5 anos na presidência da LSF e nós presidentes de ligas nunca fomos tão bem assistidos como estamos sendo desde a gestão de Ednaldo e agora com Ricardo. Presidente, tenha certeza que essa união que você construiu em pouco tempo com as ligas durará por muito tempo. Unidos somos mais fortes.
 
Paulo Carneiro - Presidente do Esporte Clube Vitória
 
Hoje a Federação Bahiana completa mais um ano de vida, uma entidade secular. Tenho muitas lebranças da Federação. Hoje minha relação é muito próxima da Federação, desde Ednaldo e agora com Ricardo. Que ela possa ajudar os clubes a encontrarem o caminho da sua preservação empresarial. Abraço a Federação Bahiana nesse momento e desejo a eles toda a sorte do mundo.

Os demais depeoimentos foram enviados em vídeos. Enviaram depoimentos em vídeo os seguintes parceiros:

Guilherme Bellintani - Presidente do Bahia
Gegê Magalhães - Presidente do Jacuipense
Rafael Damasceno - Presidente do Jacobina
Sinval Vieira - Radialista
Ueslei Pitbull - ex atleta
José Sobrinho - Presidente da Liga Maragojipana
Mário César - ex atleta
Oseias - ex atleta
Vampeta - ex atleta
Edvaldo Junior - Presidente da Liga de Vera Cruz
Barbosinha - Técnico do Bahia de Feira
Antônio Tillemont -Radialista
Robson Luís - ex atleta
Marcelo Ramos - ex atleta
Alessandro Matos - Árbitro
Dudu Cearense - ex atleta
Paulo Isidoro - ex atleta
Marielson Alves - Árbitro
Diego Pombo - Árbitro
Geraldo Bacelar - Presidente da Liga de Cipó
Márcio Gonçalves Costa Pinto - Liga de Jaguarari
Laelson Leal - Vereador de Ubaíra
Jailson Macêdo - Presidente da CEAF-BA
Bobô -  Deputado Estadual
Bruno Reis - Vice-prefeito de Salvador
Ednaldo Rodrigues - Vice-presidente da CBF

Clique abaixo e assista a todos os vídeos no Instagram oficial da FBF:

@fbfoficial