quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Conselho Técnico: FBF e clubes definem fórmula de disputa do Baianão 2018


Enquanto o ano de 2017 se aproxima do fim, a Federação Bahiana de Futebol já prepara a temporada 2018 do futebol da Bahia. Por isso, a cerca de 60 dias do seu início, o Baianão 2018 teve seus últimos detalhes definidos.
 
Na sede da entidade, na tarde desta quarta-feira (22), os clubes e a diretoria da FBF realizaram a Reunião do Conselho Técnico da Competição. No encontro, conhecido como o primeiro passo rumo à disputa do maior campeonato estadual do Norte-Nordeste do país foi escolhida a fórmula de disputa da Série A.
 
Todos os dez clubes participantes, Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Bahia, Sociedade Desportiva Juazeirense, Fluminense de Feira Futebol Clube, Jacobina Esporte Clube, Esporte Clube Jacuipense, ECPP Vitória da Conquista, Associação Desportiva Bahia de Feira, Atlântico Esporte Clube e Associação Desportiva Jequié foram representados na reunião, comandada pelo presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues. O dirigente teve ao seu lado o vice-presidente da entidade, Ricardo de Lima, a diretora técnica, Taíse Galvão, e o assessor jurídico, Manfredo Lessa.
 
Os dirigentes discutiram todos os aspectos técnicos da competição, como cumprimento do regulamento e estatuto do torcedor, além da regularização dos laudos técnicos dos estádios, antes da definição do sistema de disputa.


A Fórmula
 
A fórmula apresentada pela diretoria da FBF foi aprovada . Na primeira fase, os dez clubes ficarão em um mesmo grupo e se enfrentarão em jogos apenas de ida, no sistema de pontos corridos.
 
Os quatro melhores colocados avançarão à segunda fase, de semifinal. Já a semifinal será disputada em jogos de ida e volta, com as quaro equipes divididas em dois grupos (1º x 4º e 2º x 3º). Os dois vencedores da segunda fase farão a final do estadual, também em duas partidas.
 
Quanto ao sistema de descenso, os clubes decidiram, também em votação, que apenas uma equipe será rebaixada. A última colocada na 1ª fase do Baianão 2018 será rebaixada para a Série B do Baianão 2019.
 
A fórmula foi toda planejada com base no calendário de 2018 da CBF, que exige estaduais enxutos e por isso cedeu apenas 13 datas para sua realização. A Série A do Baianão será iniciada em 21 de janeiro e encerrada em 8 de abril, sendo conciliada com as Copas do Nordeste e do Brasil.


Copa do Nordeste
 
Conforme deliberado na reunião entre a CBF, as Federações de Futebol do Nordeste e os clubes, no dia 14 de fevereiro, o sistema de acesso à Copa do Nordeste terá novidades. Terá direito à 1ª vaga para disputar a competição regional em 2019 o campeão do Baianão 2018.
 
A 2ª vaga no Nordestão será do primeiro clube melhor classificado no ranking nacional de clubes da CBF. O segundo clube melhor classificado no ranking nacional de clubes da CBF terá direito à vaga na Pré-Copa do Nordeste.


Copa do Brasil
 
Por decisão dos clubes, em votação, o campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado do Baianão 2018 garantirão as três vagas na Copa do Brasil de 2019.
 
Série D do Brasileirão
 
Também por decisão dos clubes, em votação, as três vagas na Série D do Brasileirão 2019 serão dos três clubes melhores colocados no Baianão, desde que não sejam integrantes de outras Séries do Brasileirão. Apenas os representantes do Vitória da Conquista e Jacobina votaram para que uma vaga da Série D fosse destinada à Copa Governador do Estado.


Baianão Sub-20
 
O Baianão Sub-20 2018 será disputado pelos dez clubes integrantes da Série A do Baianão. A eles se juntarão equipes da Série B, visando um campeonato regionalizado e, com isso, a diminuição de custos. 
 
A FBF divulgará, em breve, os regulamentos e as tabelas preliminares da Série A do Baianão 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário