Uma das maiores esperanças de medalha do o Brasil, o judoca Tiago Camilo foi superado pelo grego Ilias Iliadis na disputa pelo bronze e perdeu a chance de conquistar a sua terceira medalha em Olimpíadas.
A luta começou morna, sem tentativas de golpes em nenhum dos lados. A vitória do atleta da Grécia aconteceu com yuko, devido a duas punições sofridas por Camilo após os três minutos e meio de luta. Nos últimos instantes, Iliadis também recebeu uma punição, mas já não havia tempo para que o brasileiro revertesse a vantagem.
A medalha de ouro da categoria até 90kg do judô ficou com o sul-coreano Dae-Nam Song, que derrotou Camilo nas semis e, na final, passou pelo cubano Asley Gonzales. Além do grego Ilias Iliadis, o japonês Masashi Nishyama também conquistou uma das meldalhas de bronze dacompetição.
Entre as mulheres, na categoria até 70kg, a medalha dourada foi conquistada pela francesa Lucie Decosse, que derrotou a alemã Kertin Thiele na final. A competidora brasileira da categoria, Maria Portela, foi eliminada logo na estreia nos Jogos. As medalhas de bronze foram conquistadas pela colombiana Yuri Alvear e pela holandesa Edith Bosch.
Desta forma, o Brasil amarga mais um dia de competições sem medalhas no judô, depois do início empolgante no esporte, em que o país conquistou um ouro, com Sarah Menezes, e uma prata, com Felipe Kitadai, logo na estreia nos Jogos.
O judoca Tiago Camilo é um dos principais atletas brasileiros do esporte, acumulando uma medalha de bronze conquistada em Sidney-200, quando competia na categoria até 73kg, e em Pequim-2008, categoria até 81kg. O brasileiro também foi medalhista de ouro nas últimas três edições dos Jogos Pan-americanos: Santo Domingo-2003 (até 73kg), Rio de Janeiro-2007 (até 90kg) e Guadalajara-2011 (até 90kg).
gazetaesportiva.net