O Morro de São Paulo recebe hoje (11), cerca de 40 barcos à vela e aproximadamente 100 velejadores de diversas categorias que estão participar da tradicional Regata Salvador - Morro de São Paulo.
A largada foi dada do Yacht Club da Bahia, organizador do evento. As embarcações contornaram o Farol da Barra e seguiram até o Clube de Vela de Morro de São Paulo, localizado na Praia da Gamboa..
A travessia, uma das mais belas entre as competições náuticas do país, possui 36 milhas náuticas ou 60 km, entre a Bahia de Todos os Santos e o Arquipélago de Tinharé, costeando o litoral da Ilha de Itaparica, Ponta do Garcez e Praia do Guaibim.
Por medida de segurança, todos os barcos serão vistoriados antes da largada. Outra orientação dada aos velejadores é quanto ao roteiro. Todos os barcos devem passar entre duas bóias, que estarão fixadas na altura de Cacha-Prego. O objetivo é sinalizar o percurso correto.
“Esta é única regata oceânica para barcos sem cabine, fora de águas abrigadas do Brasil. Isto dá um status especial à regata, que tem atraído velejadores de diversos estados”, destaca Luís Pato, gerente de Velas do Yacht Club da Bahia.
“Cairu atrai mais um evento importante evento náutico, o que confirma a vocação da região para este tipo de turismo”, ressalta o prefeito, Hildécio Meireles. Segundo o gestor, as características naturais do arquipélago, e a infraestrutura do balneário fazem com que cada vez mais, turistas procurem o município em busca da náutica.
Sete categorias participam da prova, entre elas, Hobie Cat 14 e 16, Supercat 17 e Tornado. Todos os barcos são multicascos. Veleiros de oceanos também podem acompanhar a regata, mas não concorrem à premiação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário