quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Baianos se despedem da arbitragem em grande estilo

Muitos jovens têm despertado, há alguns anos, o interesse em ser aquele que é o responsável por fazer cumprir as regras e regulamentos numa partida de futebol, o árbitro. Porém, nem todos conseguem alcançar seus objetivos na profissão.
 
Assim como os jogadores de futebol, os profissionais da arbitragem sonham em encerrar suas carreiras com grandes clássicos, competições e premiações no currículo, além do reconhecimento dos dirigentes e amantes do futebol. Mas, esse mérito só é alcançado com uma longa caminhada repleta de esforço e empenho ao trabalho.   
 
Esse feito foi conquistado por três dos principais nomes da arbitragem baiana. Após anos de dedicação à profissão, Rosalvo da Silva Mota, Belmiro da Silva e Raimundo Carneiro de Oliveira serão homenageados pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), nesta quinta-feira (22). Os baianos formarão o trio de arbitragem que atuará no jogo beneficente "Super Desafio de Natal", que trará para Salvador craques como Neymar, Marta, Deco entre outros, às 16h, no Estádio de Pituaçu.
Após 23 anos no quadro da arbitragem da entidade, Rosalvo Mota (foto) se despede do apito em 2011. O conquistense, que ingressou na FBF em 1988, será o árbitro central do confronto "Amigos de Neymar" x "Seleção Baiana".
 
Durante sua história na profissão, Mota apitou 14 clássicos entre Bahia e Vitória e atuou durante oito anos no quadro nacional de árbitros da CBF. Os melhores momentos da carreira foram nos anos de 1994, 1995 e 1996, quando foi escolhido o melhor juiz do Campeonato Baiano.
 
"Agradeço de coração ao presidente da FBF pela homenagem, além de torcedores, imprensa e todos que de alguma forma colaboraram com a minha profissão. Ser árbitro não é fácil e nesses 23 anos, fui feliz", revelou Rosalvo.
 
Quem também irá "pendurar" o apito é o assistente Belmiro da Silva (foto-abaixo), de 45 anos. Durante seus 20 anos de carreira, o bandeirinha trabalhou em 24 BaVis, seis finais de Campeonatos Baianos e grandes clássicos do futebol brasileiro.
 
Árbitro federado à FBF e CBF, Belmiro recebeu o troféu de melhor assistente do Baianão em três oportunidades. Ele foi o destaque das edições de 2006, 2007 e 2009 do Estadual.
 
Porém, a relação entre Belmiro e a arbitragem não chegou ao fim. A partir de janeiro de 2012, ele fará parte da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA), presidida por Wilson Paim. O ex-assistente atuará como instrutor e analisará vídeos para ajudar os árbitros iniciantes.
"Agradeço a FBF por essa justa homenagem e reconhecimento por 20 anos de carreira brilhante e honesta. A partir de agora, minha função é evoluir o quadro da entidade. Que eu possa contribuir com essa vasta experiência dentro de campo agora fora", destacou.
Já Raimundo Carneiro (foto acima),ainda continuará atuando pelos campos de futebol da Bahia. O Super Desafio de Natal marcará sua despedida apenas do quadro da CBF. O assistente seguirá fazendo parte do quadro estadual de árbitros de futebol.
Satisfeito com a colaboração dos três ao futebol baiano, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, agradeceu e destacou a importância dos árbitros para o Estado.
“Rosalvo foi um ex-atleta que começou na arbitragem no Campeonato Municipal amador de Vitória da Conquista, deu uma contribuição muito grande no Intermunicipal e ao ingressar no quadro profissional só trouxe resultados positivos. A Federação agradece muito pelos seus anos de dedicação”, elogiou.
“Belmiro completou 45 anos e fez seu último ano no quadro da CBF. Foi um dos melhores e mais completos assistentes do Brasil, com certeza um dos melhores do mundo. Convidei-o a continuar no quadro da FBF, mas preferiu ajudar agora fora de campo. A Federação perde um grande árbitro, mas ganhará um excelente colaborador, que utilizará sua experiência na Ceaf-BA. Já Carneiro (Raimundo) também sai do quadro nacional, pois atingiu a idade. Mas, ele permanecerá no quadro estadual pela sua qualidade e ética com que exerce a profissão”, completou o dirigente.  

fbfweb.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário